Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/finisgeekis/www/wp-config.php on line 98

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/finisgeekis/www/wp-config.php:98) in /home/finisgeekis/www/wp-includes/feed-rss2-comments.php on line 8
Comentários sobre: “Wolfwalkers”: a história irlandesa rebaixada à fórmula Disney https://www.finisgeekis.com/2020/12/17/wolfwalkers-a-historia-irlandesa-rebaixada-a-formula-disney/ O universo geek para além do óbvio Mon, 09 May 2022 00:44:28 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.7.11 Por: Vinicius Marino https://www.finisgeekis.com/2020/12/17/wolfwalkers-a-historia-irlandesa-rebaixada-a-formula-disney/#comment-7602 Mon, 09 May 2022 00:44:28 +0000 http://www.finisgeekis.com/?p=22479#comment-7602 Em resposta a Rafael Mota Pacheco.

A Ganha-Pão, filme do mesmo criador de Wolfwalkers e dirigido ao mesmo público alvo, consegue lidar com uma tragédia tão terrível quanto e muito mais próxima (a ascensão do Taliban), sem finais felizes forçados, sem pisar em cascas de ovos e sem se furtar a mostrar a violência nua e crua.

Seu argumento de que mostrar a realidade tal qual ela é significa excluir crianças do público alvo não faz o menor sentido. O cinema não é só feito de filmes sacarinos e Cidade Alerta. Há um amplo espaço para histórias infantis nuançadas que celebram o bem sem fazer sugarcoating. Princesa Mononoke está aí de prova.

]]>
Por: Rafael Mota Pacheco https://www.finisgeekis.com/2020/12/17/wolfwalkers-a-historia-irlandesa-rebaixada-a-formula-disney/#comment-7601 Sun, 08 May 2022 23:39:38 +0000 http://www.finisgeekis.com/?p=22479#comment-7601 Acabei de assistir, estava com saudades de uma animação 2D tão rica em detalhes, cada frame é uma linda obra de arte. Fico feliz que crianças sejam apresentadas a esse terrível contesto histórico com o bem triunfando, porque quando crescerem e, se depararem com a injustiça da história real, terão o sentimento de que o real não foi certo, e quando vêem que acontece ainda hoje, sentem que isso não deve ser normatizado pela sociedade, e serão inconformodas e irredutíveis quanto a isso. Por isso, embora essa crítica seja muito boa para situar à realidade, é muito pobre em não perceber que, crianças também merecem ter sua versão da história até que chegue a idade adulta e lhes combata a esperança diante da dureza implacável da injustiça no mundo real. Ao achar que toda animação ambientada num período sombrio, não pode se valer disso para fazer o bem triunfar ao menos na ficção, é o mesmo que dizer que devemos excluir crianças do público alvo de uma animação e fazer de todo desenho que se baseia em algum período histórico, ser um “O Túmulo dos Vagalumes”, mas se esquece que, para que a realidade de O Túmulo dos Vagalumes nos seja tão chocante, é porque em algum momento desde a infância, histórias como Wolfwalkers nos ensinaram o valor do bem e como vale a pena lutar por ele, e o quanto é injusto e aviltante quando os poderes seculares da nossa sociedade perdem esses valores e tratam vidas como objeto quando úteis e como lixo quando incômodas. O que o crítico não se deu conta é que, O Túmulo dos Vagalumes se torna ainda mais simbólico, porque histórias como Wolfwalkers primeiro nos ensinaram que o mundo deveria ser diferênte, no contrário O Túmulo dos Vagalumes seria mais do mesmo, mais um dia semelhante aos dias de Cidade Alerta que vemos sempre e nos anestesia e nos conforma com a maldade do mundo, nos deixando inertes até que aconteça com a gente.

]]>