Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!
Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.
Depois de um pausa nostálgica, Sakura volta com todo o pique! Com direito a um kaiju destruidor de mansões e um show de agilidade da melhor cheerleader de Tomoeda. Confiram abaixo no décimo sexto episódio de Clear Card:
[arrow]
- Vinicius Marino
Olha só. Parece que as meninas-cristal de Houseki no Kuni arranjaram outro emprego depois que o anime delas acabou.
Fazer o quê? Todo mundo sabe que a indústria de anime é um mercado inclemente. Personagem faz de tudo por um ganha-pão. - Diego
Pelo menos foi um bom episódio, vai Estávamos reclamando de como o anterior não avançou nada a história, enquanto que nesse vimos um pouco dos poderes do Kaito, confirmamos que de fato a Akiho não sabe de nada, e tivemos um pequenos desenvolvimento no relacionamento da Sakura com a Meiling.
Como um todo, foi um episódio que eu curti bastante. - Vinicius Marino
Um bom episódio? Achei um ótimo episódio. Com direito a uma montagem até meio catártica envolvendo Shoran e Meiling que me deu francas saudades de assistir ao anime original. - Gato de Ulthar
Episódio super animado, quanta coisa aconteceu? A captura da carta “Swing” ficou muito legal, mas não se compara com a captura mano-a-mano com a carta da luta. Fiquei extasiado com a Sakura e a Meiling sentando a porrada na carta.
Além disso tivemos uma ação concreta do Kaito, e vemos que ele possui um caráter bastante duvidoso, e um poder bem intenso, por conseguir voltar ao passado com tanta facilidade. Certamente não será uma captura fácil para Sakura.
E adeus Meiling, foi boa enquanto durou sua participação especial, sentiremos saudades! - Fábio “Mexicano”
Se o Shoran sofre pra parar o tempo, imagina o nível de poder do Kaito, que volta no tempo como se não fosse nada. Ok que parece ter uma área de efeito menor e o item que ele usa pra isso provavelmente é mais poderoso que a bolinha de gude que o Shoran fez sozinho.
Bom episódio, a Sakura capturou duas cartas de grande poder bruto, o anime finalmente trouxe o Kaito mais perto do centro nervoso dos acontecimentos e até deu uma pista do objetivo dele: um livro. Que provavelmente está na biblioteca particular do pai da Sakura. - Diego
Talvez o livro onde estavam as cartas Clow? Ah, e aproveitando, isso vai ser um nitpicking, mas o Kaito não foi ligeiramente precipitado ali não? Digo, até a Akiho perguntou se ela já tinha falado do pai da Sakura pra ele. Era só falar “sim”, ou então dizer que ouviu de passagem em algum lugar. Não precisava voltar o tempo, lol - Fábio “Mexicano”
Precisava, pra gente descobrir o poder dele - Vinicius Marino
Eu me pergunto se ele está atrás do livro das cartas Clow, ou de algum outro tomo misterioso. O Fujitaka é um arqueólogo. Deve ter encontrado uns livros antigos durante seu trabalho. Ok, na vida real não se leva esse tipo de coisa pra casa. E quem trabalha com fontes escritas costuma ser historiadores, não arqueólogos. Mas vamos dar uma colher de chá. - Fábio “Mexicano”
O livro das cartas Clow não fica com a Sakura? Essa pergunta é sincera, não lembro o suficiente sobre isso. Em todo caso, acredito que o livro que ele procura está na biblioteca do pai dela, e isso exclui qualquer livro que fique em posse dela. Meus motivos para acreditar nisso são meramente formulaicos, meta-conhecimento e chute. - Diego
Talvez o Kaito apenas não saiba que o livro está com a Sakura (porque sim, ele está no quarto dela, é onde ela guarda as cartas) - Vinicius Marino
Sim, o livro fica com a Sakura. E acho que o Kaito sabe. Por quê? Não consigo me livrar da impressão de que aquela visita social da Akiho à Sakura foi uma maneira de espioná-la. E, especificamente, espionar sua casa. - Fábio “Mexicano”
Esse episódio me deixou com a impressão que a coelhinha da Akiho é um dispositivo de escuta do Kaito. - Vinicius Marino
Tirou as palavras da minha boca. Ia comentar justamente isso agora!
Em vários episódios a câmera fecha sobre seu rosto, como se para indicar que há mais ali que salta aos olhos.
Geralmente durante algum diálogo da Akiho com a Sakura. - Fábio “Mexicano”
Provavelmente o plano é roubar o livro depois que todas as novas cartas tiverem sido capturadas? - Vinicius Marino
Não sei, algo me diz que não é exatamente o livro que ele está buscado. Digo, é a alternativa mais provável, mas algo me diz que há algo mais acontecendo.
Ele não lhes parece obcecado demais com a casa da Sakura? Será que não há algum outro segredo escondido ali? E aqui é um ponto que eu, como fã, fico na mão, pois as versões de sua família no mangá e no anime são bem diferentes. - Fábio “Mexicano”
O fato do mangá estar em andamento me deixa um pouco bolado quando tento especular sobre o fim… - Vinicius Marino
Como o Gato já relembrou em uma das nossas primeiras discussões, no mangá o Fujitaka é descendente do Clow. Se isto for retomado, é provável que haja mais pertences do mago escondido na biblioteca. Mais: que ele tenha herdado o livro como uma relíquia familiar, não apenas outra antiguidade. - Fábio “Mexicano”
Bom, achei curioso que o dragão da primeira carta do episódio já tivesse aparecido antes, em sonho. Digo, foi só em sonho? A Maga também só aparecia em sonho, até que … em um episódio ela apareceu em pé em cima de um poste do lado de fora da casa.
Tenho a impressão que o dragão já havia aparecido antes no “mundo real” também. Isso dá uma impressão que talvez o Kaito tenha algum conhecimento bem específico sobre as novas cartas e as esteja manipulando de alguma forma. - Vinicius Marino
Aliás, preciso dizer que essa foi uma das minhas “decepções” do episódio. Quando vi a forma real da carta Swing (aliás, que nome, hein?) por um momento pensei que o dragãozão tivesse dado as caras no mundo real!
- Gato de Ulthar
Bom, se for seguir o mangá clássico, o Fujitaka não ficou com nenhum poder mágico evidente, somente algo latente que acabou passando para a Sakura. De certa forma Sakura seria filha do Mago Clow, e de uma forma mais estranha, filha do próprio Eriol
A teoria que eu acho mais plausível é que o Kaito, não sendo nem de longe tão poderoso como o mago Clow, queria um livro com cartas mágicas, só que ele não é capaz de produzir uma magia destas por si mesmo.
Qual o melhor método do que se utilizar do poder de uma menina que tem poder mágico extraordinário e nem se dá conta disso?
Sakura seria um manancial de poder mágico para o Kaito, quando ela acabar de criar todas as cartas, vai lá e pega pra ele.
Mas essa teoria tem seus fracos também. O que aconteceu com as cartas Clow originais? Ou melhor, cartas Sakura? Se o Kaito é tão poderoso ao ponto de inutilizá-las, não poderia ele criar suas próprias cartas?
E o que é afinal a Akiho?
Todo mundo bate na tecla de que ela é igualzinha à Sakura, pode ter coisa ai sim. Talvez ela seja um clone, que por si só também é incapaz de criar cartas por conta própria, servindo somente como um meio de provocar a aparição das magias que motivam a Sakura a transformá-las em cartas.
Ainda é tudo muito nebuloso. - Diego
O problema com essas suas teorias sobre o Kaito, Gato, é que fazem ele parecer muito “mal”. Até onde me vai a memória, Sakura até hoje não teve um só “vilão” de fato, apenas antagonistas que estavam ou testando a nossa protagonista, ou que eram apenas incompreendidos (como a carta do filme, que só estava solitária).
Colocar na história de Clear Card um vilão de fato simplesmente não me parece combinar com Sakura. Ainda acho que o Kaito provavelmente está testando a Sakura, talvez para um dia convidá-la à organização da qual pertence. - Gato de Ulthar
Sei não, a Sakura já passou por vários testes, esta é justamente a hora de enfrentar um vilão de verdade, ele pode até não ser exatamente maligno, mas suas intenções, espero, não são boas. - Fábio “Mexicano”
Talvez as cartas Clow não tenham sido transformadas, mas roubadas. Nada garante que aquele monte de plástico sejam mesmo as cartas Clow. Talvez ele as devolva no final e vá embora com as cartas novas. E pense em uma teoria sem graça… - Gato de Ulthar
Está bem que Sakura é bastante previsível, mas essa previsibilidade é feita pautada em princípios que tornam o anime bom. O próprio anime clássico se repetiu nele mesmo, como no caso das Cartas Clow e depois das Cartas Sakura, em virtude do Eriol.
A Sakura foi testada várias vezes no anime clássico, mas eu ficaria muito decepcionado se esse novo anime focasse em mais outro teste! Quantos testes a Sakura deverá enfrentar até se deparar com um perigo real? Sua vida ficará girando em círculo vicioso onde todo mundo que testá-la por algo?
Acho que essa transição da infância para a adolescência, e consequentemente logo para a vida adulta, seria o momento ideal de realmente a nossa heroína encarar algum desafio real. - Fábio “Mexicano”
Ela tá entrando no ginásio, ensino fundamental ainda. Mal aposentou sua randoseru. A Sakura tá longe de se tornar adulta. - Gato de Ulthar
Esse meu “logo” se estende para os próximos cinco ou sete anos - Fábio “Mexicano”
Ah aí sim - Vinicius Marino
Olha, de fato a Sakura ainda está na o quê? Sexta série? E de fato eu aceito a possibilidade de ela precisar de uma ajudinha mágica a cada etapa da vida, que nem crianças normais não-mágicas precisam.
Porém, isso me parece horrivelmente maçante de uma perspectiva narrativa. Eu realmente espero, tal qual o Gato, que ela finalmente se depare com algum interesse externo.
Não digo nem um super-vilão à la Rainha Beryl, mas alguém cujos objetivos não girem em torno do umbigo dela. Acredito que isso seja parte do amadurecimento, também.
E nisso já emboco uma pergunta: Sakura não vai durar para sempre. Com a extensão prevista do anime, o imperativo dos fillers e o fato de que o mangá original está em andamento, acho sensato supor que não veremos muita coisa. Duvido experienciar uma super conclusão como a das outras séries.
Nesse caso, com base em tudo o que vimos até agora (que não foi pouco!) o que vocês esperam realisticamente do resto da série? E o que vocês adorariam ver, mas estão quase certos de que não verão? - Fábio “Mexicano”
Acho que vai só fechar com o conflito do Kaito mesmo, qualquer que seja ele. Talvez ele seja o vilão final ou talvez esteja trabalhando para outro, mas vai ser só isso. Eu pessoalmente gosto de histórias tranquilas, slice of life e afins, e Cardcaptor Sakura é pouca coisa mais que um slice of life mágico. Tem umas batalhas e tal, né.
Mas enfim, com isso quero dizer que estou satisfeito com o que o anime vem entregando, tendo em vista a minha expectativa para começo de conversa. - Diego
Francamente, eu ainda não duvido de uma conclusão real. Não é assim tão raro um anime e mangá terminarem praticamente em simultâneo. Sakura ainda tem alguns episódios por vir, e pelo visto o mangá já avançou o bastante para mostrar a identidade da figura encapuzada. Talvez os dois acabem ao mesmo tempo. - Fábio “Mexicano”
E talvez a conclusão real seja só o encerramento do arco do Kaito.
A não ser que o mangá já tenha ido além disso. - Gato de Ulthar
Difícil especular sem saber ao certo como anda o mangá, mas muito provavelmente, encerrará com o desfecho do caso do Kaito, é praticamente impossível que vá além disso. O que eu espero? Espero que não seja mais um teste para a Sakura, mas um desafio real, estou cheio de testes! - Vinicius Marino
Faço das palavras do Gato as minhas. Dito isso, se o Clear Card terminasse com um sussurro, não um estrondo, creio que também não me incomodaria. Quem resiste à fofura da Sakura? Certamente não eu.
E ficamos por aqui, pois tem episódio novo logo mais. Até a próxima!
[/arrow]
Últimos comentários