Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/finisgeekis/www/wp-config.php on line 98

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/finisgeekis/www/wp-config.php:98) in /home/finisgeekis/www/wp-includes/feed-rss2-comments.php on line 8
Comentários sobre: Uma aventura no Japão #9: Sanja Matsuri: o festival dos yakuza https://www.finisgeekis.com/2017/07/10/uma-aventura-no-japao-9-sanja-matsuri-o-festival-dos-yakuza/ O universo geek para além do óbvio Sun, 24 Feb 2019 16:06:51 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.7.11 Por: Vinicius Marino https://www.finisgeekis.com/2017/07/10/uma-aventura-no-japao-9-sanja-matsuri-o-festival-dos-yakuza/#comment-264 Tue, 11 Jul 2017 15:30:02 +0000 http://finisgeekis.com/?p=17397#comment-264 Em resposta a mexicano21.

Sim, o Engei Hall apresenta todo tipo de coisa, não só rakugo. Nem sei se existe no Japão um lugar exclusivo para rakugo. No Ocidente pelo menos teatros passam de tudo (peça, ópera, ballet, música, stand-up). Imagino que donos de teatro iam preferir abrir as portas a outros gêneros antes de chegar ao estado deplorável daquele teatro do anime.

Confesso que fiquei com muita vontade de assistir a uma performance para ver o quanto mudou, mas realmente não deu. Imagino que seja inevitável, já que o humor em si muda muito. O Yakumo tinha um estilo bem “deadpan”, à la Buster Keaton no Ocidente. Hoje em dia a comédia japonesa parece bem calcada no histrionismo e nonsense.

Fique de olho, pois falarei um pouco mais sobre isso em uma coluna sobre o teatro Noh (esse, sim, tive a oportunidade de ver!). Há um teatro cômico que é apresentado como “abertura” de peças Noh. Algumas, recentemente, foram adaptadas de histórias de rakugo.

Obrigado pelo comentário! Fico feliz que esteja gostando da série!

]]>
Por: mexicano21 https://www.finisgeekis.com/2017/07/10/uma-aventura-no-japao-9-sanja-matsuri-o-festival-dos-yakuza/#comment-263 Mon, 10 Jul 2017 23:56:03 +0000 http://finisgeekis.com/?p=17397#comment-263 Adorei a foto do line-up do teatro =D

Se entendi, são duas apresentações de rakugo, uma apresentação de qualquer-outra-coisa, repete, é isso? Yakumo viraria a cara em desprezo, hahaha!

Fora que todos os rakugokas estão bastante simpáticos pelas fotos, parecem ter abraçado o lado comediante da arte. Não existe ali uma só expressão sisuda, séria ou solene. Todos sorrindo, fazendo poses ou caretas. Até um que parece bastante velho (quarta foto de cima, senhor de vermelho) entrou no jogo!

Até quando o rakugo vai viver eu não sei, mas se ele um dia já foi como Rakugo Shinjuu retrata, essa foto sozinha mostra que mudar, ele mudou.

E excelente artigo no geral, como toda a série (li alguns artigos, um dia leio todos, mas parece que você tem conteúdo pro ano todo, hein? e bastante variado, hehe)

]]>