Sobre o Finisgeekis

Por que a cultura pop?

Para alguns de nós, tudo começou com um desenho nas manhãs de sábado. Ou então com um console plugado a uma TV de tubo na casa daquele nosso amigo. Virando as noites com games escritos numa língua que não entendíamos.

Ou ainda um livro esgarçado, de papel jornal e capa colorida, em que líamos histórias sobre orcs, hobbits, elfos, anões, cavaleiros errantes, lamparinas de gás, aceleradores de partículas e naves espaciais.

Não era a mesma “arte” que víamos no museu. Não eram as mesmas histórias que nos faziam ler na escola. Mas eram tramas, personagens e reviravoltas que nos faziam vibrar mais do que qualquer livro empoeirado com capa de couro.

Então o tempo passou, e nós descobrimos que essas coisas não eram lá tão diferentes.

Que aquele anime que nos fez chorar foi baseado em uma das maiores obras da história da literatura.

Que aquele game de que tanto gostamos nos ajuda a entender uma das filósofas mais importantes da história.

Que os caçadores de monstros e caçadas selvagens do nosso escritor favorito inspiraram compositores de música clássica.

E, que se nós tivemos a capacidade de curtir essas histórias uma vez, não temos que ter medo de obra alguma, por mais difícil que ela possa parecer.

O Finisgeekis é um canal que busca fazer essa ponte. Celebrar na cultura pop um canal colorido, alucinado e bem-humorado que nos liga às melhores coisas que a humanidade já fez. E nos ajuda a dar sentido às que ela trouxe de pior.

A cultura pop mostra, aos que sofrem, que não estão sozinhos no mundo. E permite, aos outros, se colocar no lugar daqueles que vivem o pior.

Ela nos lembra por trás dos heróis e heroínas que curtimos existem pessoas reais que lutaram em batalhas de verdade. Nem sempre por causas justas, nem sempre do lado do bem.

E para aqueles (como eu) cuja família esteve do “lado errado da História”, ela ensina a encarar nossos fantasmas com humanidade. Seja um antepassado que cedeu à barbárie, seja a testemunha de um regime opressivo – que nunca ergueu um braço para desafiá-lo.

A cultura pop revela que a magia é o tempero da vida, mas que magia demais pode ter consequências horripilantes. E que a toda feiticeira, cedo ou tarde, chega a hora de pendurar a varinha.

Acima de tudo, a cultura pop é mais do que uma desculpa para encher convenções ou pagar fortunas num *meet and greet*. Se existe um ponto em ser "nerd" (ou "geek" ou qualquer outro rótulo que lojas de camisetas querem lhe vender) não é recitar listas intermináveis de "referências".

É, a partir de Jedis e mutantes, kuuderes e chuunis, entender nosso lugar no mundo.

Finisgeekis

Em latim, significa “a fronteira do geek”. Sua missão é trazer conteúdo com um pé na cultura pop, mas que viaja para além dela. Assim como o próprio latim, língua morta que sobrevive na fantasia medievalista, nas quests de Uncharted e nos feitiços de Harry Potter.

Nesse site, você encontrará artigos discutindo várias dessas “fronteiras”, assim como resenhas, entrevistas e matérias especiais.

Entre essas últimas, a série Anime x Livro discute obras da literatura que ganharam adaptações na animação japonesa. Sente-se na sua poltrona, pois são artigos longos: cada tema, cena, personagem e reviravolta são comparados em detalhe.

Uma Aventura no Japão é um relato das minhas experiências na Terra do Sol Nascente – e um compêndio de dicas para você, nipófilo, que também deseje atravessar o pacífico.

Já o Café com Anime é uma colaboração com meus parceiros Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho, onde discutimos descontraidamente sobre os animes da temporada.

Espero que você curta a visita!

Vinicius Marino

Autor
Historiador de formação, nipófilo em tempo integral, cosplayer nas horas vagas. Quando não está tocando seu violino ou escrevendo para o Finisgeekis, você pode encontrá-lo zanzando por convenções São Paulo e além. Provavelmente atrás de uma máscara.