Café com Anime: “Irozuku Sekai no Ashita Kara” episódio 9

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Irozuku Sekai no Ashita Kara. 

Quem nunca se enfiou num cobertor depois de levar um fora, com vontade de nunca mais sair? E a outra pessoa? A que recebeu sua confissão? Já parou para pensar no que ela estava sentindo?

Pois é. Irozuku continua a nos mostrar uma adolescência com outros olhos. E nos ensinar verdades dolorosas no caminho. Confiram:

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Esse episódio me traz memórias. Quando tinha 16 anos resolvi fazer uma declaração de amor para uma garota. Toda solene, digna de anime. O resultado foi exatamente esse:

Felizmente, a minha reação não foi essa:

Sério, começar a paquerar é difícil. Pelo menos foi pra mim. Não bastasse seu ódio próprio dizendo que os outros sempre estão melhores que você, ninguém te dá um manual de instrução.

Pior: enchem sua cabeça com as maiores lorotas. Por exemplo, o cliché de que “você deve confessar seus sentimentos”. Não sei se as pessoas ainda dão essas dicas, mas é fato de que quem as elaborou não faz ideia de como quem as recebe sofre.

Declarar- se é osso, mas escutar uma declaração é muito pior. O que raios ele espera que você faça? Se você não gosta, vai machucá-lo? Se está em cima do muro, deve aceitar a gesto, feito uma chantagem emocional? Se forem amigos, quer dizer que a amizade acabou?

Por essa e por outras, minha cena de declaração favorita vem de Estranhos no Paraíso. Ao receber a confissão, a protagonista, Katchoo, reage com… bom, vejam vocês mesmos:

Fico feliz que Irozuku esteja se mostrando fidedigno a esses dramas. O episódio de hoje foi uma masterclass de como se ferrar no amor aos 17.

buniiito4Fábio “Mexicano”

No começo do episódio, quando vi que seria mais um sobre o polígono amoroso formado no anime, fui tomado por um certo tédio, um enfado. Nada contra, Irozuku fez tudo certo até agora, mas quero dizer, isso já não estava se arrastando demais, com pouca consequência?

Mas eis que dessa vez foi longe de serem poucas a consequências! Acho que o mais óbvio, e o central aqui, é que a declaração do Shou forçou a Hitomi a encarar seus próprios sentimentos pelo Aoi. Ela ficou feliz com a declaração do Shou, porque ela gosta dele – só que não é desse jeito. Hitomi gosta de outra pessoa, e estava evitando pensar nisso, um pouco insegura, um pouco imatura. Mas agora ela não pode mais continuar evitando isso.

E teve a Asagi. No começo, lá no episódio da piscina, fiquei preocupado que a Asagi pudesse se voltar contra a Hitomi por ciúme. Mas que nada, ela é um doce de pessoa e sabe que isso não é culpa da Hitomi. Se tornou mais assertiva sobre seus próprios sentimentos (embora ainda não esteja sendo direta) e passou a ser uma das grandes amigas da Hitomi, que fazem ela querer continuar no passado em primeiro lugar.

Mas agora tudo se escancarou, não é? Não acho que a Asagi vá ficar com raiva da Hitomi ou qualquer coisa do tipo, mas ela estar ali é algo um pouco anti-natural. Mesmo ignorando a magia, ela é a garota que veio de fora e (sem querer) tomou como um furacão os sentimentos do Shou. A Asagi vai conseguir evitar pensar nisso? Ela vai conseguir evitar pensar “se ela nunca tivesse aparecido…”? E a Hitomi, que ficou compreensivelmente horrorizada ao descobrir que a Asagi gosta do Shou, o que ela irá pensar? Ela não machucou um, ela machucou dois de seus queridos amigos. O atual presidente do clube e a futura presidente do clube. Ela irá se sentir como um elemento de instabilidade que está ameaçando a coesão do grupo?

E como o Vinicius mandou o screenshot acima, não posso evitar comentar: gostei de ver o Shou reagindo. É difícil ver homens e garotos expressando tristeza em animes, e na verdade somos um bicho que tende a preferir guardar tudo dentro de nós, não é? Mas às vezes é bom soltar pra fora. Uma cena bonita, e que vale pelo exemplo também.

cat ultharGato de Ulthar

Que tijolaço foi esse episódio, e o mais legal é que tudo se resolveu nele, mostrando que não é necessário ficar arrastando esse tipo de assunto por episódios a fio. O Shou chamou a Hitomi para sair, eles aproveitaram o dia, ele se declarou para ela no final, a menina saiu correndo, mas no mesmo episódios se passou alguns dias e ela deu uma resposta para ele, negativa claramente, e pronto vida que segue.

Além disso, foi interessante a abordagem do Shou, ele sabia que a Hitomi gosta do Aoi, isso não é segredo para ninguém, principalmente quando ele pegou os dois conversando no episódio passado. Ele tinha que tentar, creio que para ele o pesar de não ter ao menos tentado seria muito maior que o fora tomado.

Um episódio bem justo.

diego gonçalvesDiego

O episódio foi bem legal, mas não me deixou muito o que comentar. É ótimo que a questão do triângulo amoroso esteja se resolvendo, ainda que a mãe do ruivinho lá ter falado da Hitomi agora tenha me soado um tanto quanto conveniente demais. Ao menos a questão com o Shou ta resolvida.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Esse é o grande problema de Irozuku, não é? Seus episódios são tão redondos que nem dão muito pano pra debates. Sinto que o anime quer que sentemos e apreciemos a vida dessas pessoas. Não que falemos a seu respeito.

diego gonçalvesDiego

De fato. São episódios quase sempre bem “fechados”, que trabalham um determinado plot point e que deixam bem pouco em termos de pontas soltas pra se comentar ou especular. O que é bom como espectador, mas complicado como comentarias kkkk

buniiito4Fábio “Mexicano”

Sobrou não uma ponta solta, mas um fio desencapado de alta tensão no final desse episódio, não finjam que não viram!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Você fala desse fio aqui? Consigo até ver as faíscas!

Aliás, quero dizer uma coisa sobre essa cena. O Fábio comentou de como foi bom ver o Shou mostrando seus sentimentos. Mas eu quero destacar como seu desabafo foi, de fato, verossímil.

Ele reagiu da exata forma que eu espero de um cara durão que aprendeu a engolir as lágrimas.

Primeiro pagando de estoico, com aquele aperto de mão mais falso que note de 3 reais. Depois berrando, soltando essa tristeza disfarçada de raiva que homens consideram menos humilhante, se não mais aceitável. (Isso me lembra uma belíssima música do Divine Comedy chamada When a Man Cries

Mas aí chegamos na Asagi, que se emociona de uma forma muito diferente, mas, ao mesmo tempo, muito parecida. Ela, também, precisa mascarar sua emoção sob outra coisa. Ela, também, sente a necessidade de colocar uma fachada e recuar a um espaço seguro.

A diferença é que o Shou, pelo menos, tinha companhia. Ela está sozinha – e não me parece que apenas fisicamente.

buniiito4Fábio “Mexicano”

É como ela se sente, não é? Ele pelo menos teve o luxo de uma rejeição, já ela nem isso. Simplesmente apareceu alguém do nada e em pouco tempo arrebatou o coração do seu amor de anos. Amor nem tão secreto assim, todo mundo no clube já parecia ter percebido – exceto, claro, ele próprio e a Hitomi.

diego gonçalvesDiego

Parando pra pensar, a Asagi nunca passou a impressão de ser próxima de mais alguém ali no clube que não o Shou, né? Tanto é que enquanto o Shou deixou bem claro os seus sentimentos para o Aoi, a Asagi não tinha ninguém com quem falar dos seus. Ironicamente, agora que a Hitomi sabe ela é talvez aquela em melhor posição para falar com a Asagi.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Por outro lado, isso também quebrou suas pernas de vez. Seu melhor amigo no grupo está agora afastado por uma torta de climão. E ela acabou de receber a coroa da friendzone, sem sequer receber uma rejeição, como o Fábio bem disse.

Ela é tão coadjuvante da própria vida que até seus momentos de emoção são protagonizados por outras pessoas.

cat ultharGato de Ulthar

Alguém lembra desse meme de meados de 2012?

Essa é a Asagi “forever alone”.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Uma imagem, de fato, fala por mil palavras. Nesse caso, por um episódio inteiro de palavras :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Enfim, expectativas para o episódio 10?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Vai resolver a coisa com a Asagi em nível pessoal, isso é o mais importante primeiro, na superfície. E daí já aponta pro arco final, no qual provavelmente ela decide/percebe que é melhor voltar e etc.

diego gonçalvesDiego

Concordo com o Fábio. Na verdade, torço muito para que seja isso. Estamos indo para o episódio 10 de 12 (certo?), e o anime apenas tangencialmente tocou na possibilidade da Hitomi voltar ou não ao seu tempo.

cat ultharGato de Ulthar

Como meus companheiros acima, quero que já deem início ao arco final, faltam muitas coisas a serem resolvidas e resta pouco tempo para isso.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Afinal, faltam só dois episódios, não é?

Pois vem. Vejamos o que o penúltimo capítulo nos traz. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *