Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio final

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

Infelizmente, nada que é bom dura para sempre. Clear Card não é exceção. Chegamos enfim ao último episódio, em um final que… poderia ter sido outra coisa. Confiram abaixo:

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Vinte e dois episódios…. para isso?

Desculpem-me, eu não consigo segurar minha confusão. Ou devo dizer minha decepção? Clear Card chegou ao fim, é oficial. Mas a série não parece ter acabado, só… desaparecido. Sumido na neblina, no limbo das potenciais segundas-temporadas.

Eu babo ovo para esse anime desde o início. Vocês que lêem a coluna estão de prova. Aceitei o passo vagaroso na série no seu primeiro cour, e acho que a temporada como um todo tem seus méritos, independente de onde nos leva. O importante é a jornada, afinal de contas. Mas também não posso negar que assistir à trama indo a lugar nenhum foi amargo de processar.

diego gonçalvesDiego

Francamente, todos nós sabíamos que esse tipo de final era uma possibilidade, dado que o mangá segue em lançamento. Mas acho perfeitamente possível termos uma nova temporada em coisa de 1 ou 2 anos.

De certa forma, o anime fechou um “arco”, respondendo ao mistério de quem seria a figura no capuz (nenhuma surpresa, mas né). Ficou muita coisa em aberto? Sem dúvida que ficou, mas justamente por isso imagino que teremos outra temporada.

Esse episódio não soou como um final, improvisado ou não. Mal soou como um final de temporada, aliás. E enquanto é uma pena que seja o caso, acho que podemos ser otimistas. Ah, e ao menos a luta entre a Sakura e a Akiho foi legal :stuck_out_tongue:

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Acho que meu problema foi justamente esse. O episódio não pareceu um final de temporada. Nem mesmo um final de cour. A própria luta entre a Sakura e a Akiho, que daria um efeito de peso no anime original, foi ofuscada pelas outras excelentes batalhas que já tivemos ao longo da série.

Nós já sabemos que a Sakura é poderosa, versátil e capaz de usar cartas diferentes em sequência. Vê-la rebater os poderes da Akiho não foi nenhuma surpresa.

cat ultharGato de Ulthar

Eu me senti como o Vinicius, foi de certa forma decepcionante. Não senti como um final de temporada, não senti absolutamente nada. Como eu não havia percebido que o episódio anterior era o penúltimo, não consegui entender este como o último. Sério que acabou, é isso mesmo?

Se eu for analisar como um episódio individual, posso dizer que foi um ótimo episódio, mas como fim de temporada, infelizmente não posso dizer o mesmo.

Me senti parecido quando assisti Gangsta, que acabou no 12º episódio sem nada que minimamente parecesse um final, e ainda por cima o estúdio faliu, foi uma grande decepção.

Por sorte a CLAMP é uma empresa sólida.

E temos boas chances de uma nova temporada.

buniiito4Fábio “Mexicano”

WOW

Foi um bom episódio. Muito bom, talvez. Mas foi um dos finais mais irritantes na história dos finais irritantes. Eu sei que o mangá ainda está em andamento, mas eles não poderiam ter terminado sem esclarecer NENHUMA dúvida que o anime já não havia respondido. Ok, não tínhamos ainda a confirmação visual de que a Akiho era aquele mago e que as coisas malucas estavam intimamente ligadas aos sonhos dela, mas precisava? Eu pelo menos já tinha certeza disso há muitos episódios.

Sei lá, me contasse qual o jogo da Momo, talvez? Ou ela só está lá para ver a “magia tabu” ser ativada (no dia de São Nunca), qualquer que seja ela (não temos a menor pista disso!), e para observar com ar severo a casa da Sakura flutuando acima do poste do outro lado da rua durante a noite?

Pelo menos terminasse dizendo quando vem a próxima temporada. Tem que ter! Ou não vai ter? Eu estaria muito mais satisfeito, mesmo com esse final, sem tirar nem por, se tivessem anunciado a próxima temporada já para sei lá, o final do ano, o ano que vem que fosse, mas não me deixasse assim largado, por favor!

Cansei. Estou cansado. Vou ler o que vocês já disseram aqui para ver se tenho mais alguma coisa a acrescentar (meu humor no momento me faz preferir comentários sarcásticos, espero conseguir proferir um ou dois).

Ah, nada sarcástico, mas o Gato mencionou Gangsta. Eu não sei se teria sido um final aberto ou fechado, mas é salutar mencionar que ERA PARA TER MAIS UM EPISÓDIO em Gangsta.

O anime foi decapitado no final porque o Manglobe faliu (uma lástima para a indústria – aliás, parece que o estúdio Geno, de Kokkoku na temporada passada e Golden Kamuy nessa, foi fundado sobre os escombros do Manglobe, mas não estou com paciência para pesquisar e confirmar isso agora).

Sakura Clear Card terminar apenas ligeiramente melhor que um anime que foi cancelado no penúltimo episódio porque o estúdio faliu não é exatamente positivo.

(E acho que consegui colocar um pouquinho de sarcasmo em minhas palavras no final – ou melhor, não pude mesmo evitar)

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu fico me perguntando que tipo de decisão levou os responsáveis a animar Sakura como uma série em dois cours. Se o mangá está em andamento e o anime teve de se virar com fillers não era melhor uma série mais curta? Não é como se tudo o que vimos não pudesse ser coberto em 12 episódios.

Seja como for, aposto que a decisão não veio do time criativo. Há muita política e timing envolvidos na produção de um anime. Talvez nunca saibamos a razão verdadeira.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Pois é, a sensação de que o anime se arrastou também não ajuda. Eu não estava achando ruim porque essa lerdeza meio que cai bem em Sakura, mas daí me acabam o anime desse jeito e eu só consigo ficar puto.

diego gonçalvesDiego

Acho que por ter confiança numa segunda temporada eu não me senti assim tão “traído” por esse final. Foi uma boa sequência de ação, uma confirmação de algumas coisas que só estavam (muito) implícitas, e num geral um bom episódio, mesmo que sem cara de final.

cat ultharGato de Ulthar

O que salva é que temos uma grande chance de segunda temporada, dado a força da CLAMP e justamente a força de Sakura Cardcaptors como franquia.

Mas isso não me tirou o gosto amargo na boca, ver 22 episódios para isso? Estou bem desapontado.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Veja só que interessante. Todos nós ficamos desapontados, mas também concordamos que o episódio foi muito bom. Por que não começamos por aí? O que os agradou tanto ver nessa finale?

diego gonçalvesDiego

Acho que o que eu mais me divertir foi com a luta, vendo a Sakura usando tão bem suas cartas. É verdade que ela já o fez antes em outras ocasiões, mas continua sendo legal quando acontece :stuck_out_tongue:

buniiito4Fábio “Mexicano”

Isso. E deu satisfação finalmente ver a Akiho embaixo do manto.

Saber a gente já sabia, mas ver é sempre outro nível

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu confesso que fiquei surpreso (e não positivamente) com o quão relaxado o episódio se permitiu ser. Em especial após o último capítulo, que já começou nos jogando a bomba do Eriol e dos guardiões.

Foi ruim? Não sei. Mas precisávamos mesmo de outra cena escolar? De outro diálogo críptico entre o Yue e o Kero, depois de tudo o que já sabemos? De outro cameo gratuito de A Carta Selada?

Olha, eu acho que esse seria um excelente primeiro episódio de uma possível segunda temporada. Em retrospecto, o série poderia ter terminado no anterior, com o belíssimo carinho aéreo da Sakura e do Shoran.

Falando em próximas temporadas, façamos um exercício de imaginação aqui. Imaginem que vocês têm carta branca (com o perdão do trocadilho) para fazer a segunda temporada perfeita (ou a terceira, ou a quarta, ou o One Piece da Sakura, se necessário for).

O que vocês fariam? Comos vocês balanceariam andamento com reviravoltas? Manteriam o tom, ou buscariam algo diferente?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Não vejo a série indo muito além disso. Quero dizer, ela pode pegar mais o dobro de cartas do que tem agora e … e já vai ser bastante carta. Daí ela derrota o Kaito, o que quer que isso signifique e quaisquer que sejam as consequências disso, e ela estará de volta a sua vida de estudante normal, sem conflitos, com todas as suas cartas e nenhum motivo para a história continuar. A não ser que resolvam fazê-la trocar de cartas de novo…

Talvez eu tenha sido muito técnico? Muito seco? Eu gosto de Sakura e da Sakura. É só que é um tipo de história que não dá para continuar para sempre. Sei lá, se quiserem mesmo dar novas cartas para ela, esperem pelo menos mais uma década, quando todo mundo estiver com saudade de novo? :smile:

diego gonçalvesDiego

Eu imagino um final no qual o Kaito atinge seu objetivo, muito com a ajuda da Sakura. Imagino que a Akiho seja algum tipo de homunculo ou algo do tipo, e que as cartas e a tal magia tabu serão usadas para dar uma real vida (alma?) à menina – algo que a Sakura certamente não se incomodaria. Nisso as novas cartas (e o novo báculo?) se vão para sempre, e tudo volta a como estava antes desse anime.

cat ultharGato de Ulthar

O Fábio e o Diego disseram tudo, não consigo esperar nada além do que já foi dito. Sakura é um anime bom, com um enredo muito gostoso de acompanhar, mas é super previsível, e se tentar inovar, pode acabar perdendo suas características principais.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

E acho que isso nos leva a essência do problema, né? Sim, Sakura é um bom anime. Sim, Clear Card foi uma boa sequel com bons episódios. Sim, eu fiquei feliz – mais do que imaginei! – em rever Sakura e amigos. Mas não dá para esconder o fato de que CCS era uma história fechada, com um conceito fechado, e que retornar a essas paragens por qualquer motivo era desnecessário.

Há uma frase da escritora Charlie Anders que acho pertinente aqui:

“Pontas soltas significam que você ainda está vivendo sua vida. A pessoa que morrer com mais pontas soltas vence.”

Acho que isso sintetiza o maior problema de Sakura. É uma história que não deixou pontas soltas. E qualquer tentativa de afrouxar a malha para “maquiar” novas pontas corre o risco de baratear o que já existia. Tsubasa já mostrou isto bem há mais de dez anos.

Nesse sentido, acho que Clear Card está numa cilada 22. Tudo o que ele tem a mostrar, do blábláblá do Kaito ao Segredo de Gérson do Touya cai em duas opções. Ou é algo irrelevante, que não acrescentará nada à história, ou é algo tão relevante que nos fará desejar voltar atrás no tempo.

Não sei se é verdade, pois evitei ao máximo spoilers do mangá. Mas ouvi dizer que há uma suposta ligação com xxxHolic em algum momento na história. Se proceder, só confirma minha desconfiança.

Bom, acho que não tiraremos mais nada dessa pedra. Últimas considerações sobre Clear Card?

diego gonçalvesDiego

Acho que desses “revival” dos últimos anos, Clear Card foi um dos melhores, sabendo balancear bem ideias novas, fanservice, e ainda se mantendo fiel ao “feel” do anime original (fiel até demais, talvez, conforme fez muito marmanjo perceber que já não tem mais 10 anos, para o azar deles:stuck_out_tongue:).

buniiito4Fábio “Mexicano”

Um anime gostoso de assistir, mas com um final realmente frustrante. Eu me diverti, eu gostei de quase tudo o que eu vi, mas não posso recomendar para ninguém assistir um anime que simplesmente não tem final.

Esquece isso de “final aberto”. Final aberto é outra coisa, diferente. Sakura Clear Card simplesmente não tem final – o que é adequado para um slice of life, e em parte isso é o que Sakura é, mas não dá para ignorar a massiva porção do anime que não é só slice of life.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

E eu diria mais: Sakura, originalmente, não foi um slice of life. Ok, havia muito “slice of life” em seus episódios, mas seu enredo não era a trama de uma garota mágica “doing stuff”. E não foi por causa disso que eu – e tantos outros – nos tornamos fãs da série no passado.

Ao resgatar apenas isso, não tenho como não sentir que há um vazio no seio de Clear Card.

cat ultharGato de Ulthar

Vou ser curto e grosso, foi um ótimo anime, mas com um final pra lá de decepcionante.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Foi decepcionante. Foi um não-final. Mas quer saber? Se houve algo que não decepcionou foi acompanhar essa série episódio a episódio.

Que jornada rever a Sakura! E que prazer fazê-lo aqui, nas páginas do Finisgeekis, com todos vocês. Foram seis longos meses, mas que valeram a pena.

Agradeço a todos por terem participado, e a todos vocês leitores, pelo apoio e comentário.

Até o próximo anime – e a próxima jornada!

2 comentários sobre “Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio final”

  1. Olá a todos! Eu fiquei confuso com tudo que houve e mais ainda depois de ter lido que haveriam 25 episódios… Então passei 2 semanas esperando que o 23 viesse… E nao veio. Sobre se a série terá continuação? Com certeza sim… Porque eles precisam jogar na nossa cara toda a história da Akiho. Ela tem a magia de criação usando tudo qhe lê… A momo é seu gato… O D. Kaito é o coelho e o chapeleiro ao mesmo tempo e ela é alice porque está lendo aquele livro. Ela criou os dois sem perceber para não viver sozinha, apos a familia ter a abandonado por ela não ter magia… Eles vão fazer o desfecho… Isso é certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *