Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 21

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

Parece que foi ontem, mas já estamos no penúltimo episódio. Clear Card pode ter começado lento, mas começa a se fechar com revelações de nos virar a cabeça. Confiram abaixo!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Crédito onde é devido: Clear Card está fechando todas as suas pontas.

Para começar, tivemos a revelação bombástica de que os acontecimentos de A Carta Selada aconteceram de verdade. A casa do Eriol foi destruída para construir um parque de diversões, que sumiu para virar uma casa idêntica, em um malabarismo que ainda não me faz muito sentido…

Então veio a tão esperada confirmação de que é a própria Sakura que está criando as cartas transparentes. E que Kaito está tramando para obtê-las como já havíamos palpitado.

Não fosse o bastante, finalmente entendemos porque o Eriol estava receoso de fazer contato. Suas comunicações são monitoradas pelo Kaito, que é tão ou mais poderoso que ele.

É… foi coisa para caramba! Esta nova série demorou para entrar nos trilhos, mas não dá para dizer que não chegou a algum lugar.

E para vocês, foi suficiente? Ou será que as respostas deixaram um gostinho de quero mais?

diego gonçalvesDiego

Francamente, não sei bem ainda o que pensar.

Por um lado, o episódio respondeu muitas perguntas, mesmo confirmando algumas teorias. Por outro… falta apenas um para acabar a série! Será que o anime conseguirá se encerrar bem em apenas mais um episódio? Espero que sim…

Em todo caso, houve muito de positivo neste episódio. O pai da Sakura saber que há algo de estranho acontecendo foi um twist interessante, mesmo que ele não saiba os detalhes. A nova chave que a Sakura ganhou do bisavô também chama a atenção, e espero que ela tenha alguma função nesse próximo episódio.

Ah, e teve a piadinha do Kero ter uma poker face melhor que o Yue :stuck_out_tongue:

buniiito4Fábio “Mexicano”

Deve ser mesmo difícil para um pai solteiro entender as mudanças pelas quais sua filha passa quando entra na adolescência, não é? Sakura nem tenta disfarçar suas metáforas, e isso é adorável como todo o resto do anime.

O Kaito roubou um item … é o relógio, não é?

Odeio quando isso acontece

NÃO É O RELÓGIO QUE ELE ROUBOU. Algo ainda mais forte que um troço que permite voltar no tempo e executar um ataque do Japão à Inglaterra??

Depois de todo esse papo sobre a “magia caótica” da Sakura e como ela não consegue controlá-la, considerando o que aconteceu no episódio anterior, considerando que ela está criando as cartas, isso que ela disse no carro sobre um espelho e sobre não dar mais problemas para os outros pareceu-me um encantamento problemático que pode acabar trancando-a dentro de um mundo espelhado ou coisa assim, enquanto sei lá, o reflexo da Sakura continua por aqui, talvez? Bom, tem Alice Através do Espelho também, se formos levar em conta a temática do livro da Akiho… ok, voltando ao episódio.

É SÓ EU FALAR E JÁ PARECE QUE ESTÃO EM OUTRO LUGAR. Parabéns, Sakura! Vai falando a maluquice que dá na cabeça mesmo!

AH LÁ O PORTÃO ABRINDO DO LADO INVERSO.

Ok, nada sinistro aconteceu. O conflito do anime vai ser externo mesmo? Tudo bem.

E parece meio maluco que logo depois de falar de “espelho” e capturar a carta “espelho”, a Sakura pense na sua antiga carta ao invés de fazer a ligação mais óbvia, não é? Mas é exatamente como ela mesma havia acabado de dizer para o Shoran: é difícil entendermos a nós mesmos.

Menos filosófico, mais metafórico, para fechar o ciclo com meu comentário inicial, quem é que percebe as mudanças pelas quais passa instantaneamente, não é? Nós somos apenas nós, é estranho pensar que éramos diferentes ontem, ante-ontem ou no ano passado.

Tanto mais em uma fase da vida com tantas mudanças em tão pouco tempo (que parece relativamente muito tempo) e com tão pouco conhecimento do mundo e de si mesmo.

Assim, apenas assistindo a sequência de cenas e vendo a Sakura ignorante para o que acabou de acontecer e de fazer, e mais ainda, de vê-la usar magia por diversão horas depois de ter um puta revertério também usando a magia por motivos estritamente pessoais, faz a Sakura parecer apenas idiota. Mas enxergando além da superfície, entendendo o que isso representa, faz todo o sentido. E bom, todos éramos idiotas naquela idade de todo modo.

Agora o Kaito: ele roubou uma RELÍQUIA e agora quer as CARTAS para ativar um FEITIÇO. Tá, ok, entendi tudo e não entendi nada.

Digo, continuamos sem saber nada substantivo. Mas temos mais com o que especular: e se a relíquia for A PRÓPRIA AKIHO? Ou talvez seja a Momo, seria menos divertido mas pode ser também. Ou o livro.

A hipótese de ser a Akiho é divertida porque talvez ele tenha moldado ela à semelhança da mãe da Sakura especialmente para se aproximar da protagonista. Se for a Momo, hmm, ele quer seu próprio guardião para … sei lá, porque é legal.

Eu quero um guardião. Se for o livro, talvez seja um grimório. E um proibido, já que só a Akiho consegue ler; deve estar magicamente criptografado e a Associação de Magia teme o que o Kaito poderá fazer assim que ele destravar o livro.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

O monólogo do Kaito sobre a relíquia cortou diretamente para a cena da Akiho segurando o livro. Parece evidente para mim que ela seja ou o livro ou a própria Akiho.

Como ela mostra o livro escorregando da mão da Akiho, eu apostaria no livro (por recurso cinematográfico, se nada mais). Isto não altera a possibilidade da própria Akiho ser um homúnculo, autômato ou coisa do tipo.

diego gonçalvesDiego

Já não discutimos a possibilidade de tanto a Akiho como a Momo serem o equivalente do Kero e o Yue? O livro pode muito bem ser o equivalente ao livro onde estavam as cartas originais. Sendo mais poderoso que o Eriol talvez seja até algum tipo de “original”, no qual ele se baseou para fazer suas cartas

cat ultharGato de Ulthar

Só mais um episódio? Sério? Estava boiando então.

Para mim nem teve cara de penúltimo episódio, mas tudo bem, vida que segue.

Eu vou por uma outra linha. A Sakura é uma bomba relógio, muito poder e sem nenhum conhecimento e cuidado ao usá-lo. Mesmo que ela não tenha más intenções, ela pode destruir o Japão inteiro sem querer. Vai que um dia ela se desentende com o Shoran ou com alguma coisa no colégio, chega em casa e diz que queria que o mundo acabasse, como as vezes acabamos dizendo, e Tá-Dá! Ela destrói o mundo.

Acho que ela entrou no mesmo problema do Mago Clow, muito poder acumulado, e para resolver isso ele se dividiu em dois, não seria o caso dela “dividir” o seu poder, se ela fizer isso com a Akiho poderia ser um bom negócio, ela daria as cartas para ela e voltaria a usar as suas (ainda não sabemos o que aconteceu com suas cartas originais).

Mas o que o Kaito quer realmente?

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

 

Excelente sacada. A Akiho pode ser a Fujitaka para o Clow da Sakura. Do contrário… bom, eu me lembro do que acontece quando uma garota acumula poder demais. E não terminou bem.

O Kaito também me intriga. Por um lado, ele não parece ter intento malicioso. Por outro, se ele não busca o mal, por que esconder da Sakura? E do Eriol e do próprio conselho britânico?

Indo na “osmose CLAMP”, eu apostaria que ele está usando a Sakura de meio para salvar a Akiho. O que me parece estranho, pois a Sakura gosta muito da Akiho (mais do que eu imaginaria, considerando há quão pouco se conhecem!). Ela decerto faria de bom grado o que fosse preciso para protegê-la, mesmo que isto a colocasse em risco.

diego gonçalvesDiego

Talvez seja necessário algum tipo de grande sacrifício para salvar a Akiho, um que talvez mesmo a Sakura não estivesse disposta a fazer – ou, no mínimo, um que o Kaito acredite que nem a Sakura estaria disposta a fazer.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Ou talvez ele só não confie na Sakura. Ninguém confia na Sakura. Poder demais e incapacidade de controlar, etc. Isso acontece em Haruhi também, já que foi mencionado.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Ninguém além do avô, não lhes parece? Ele confia nela o suficiente para ter lhe dado aquela chave.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Supondo que o avô também “sabia” de algo, mesmo sem conseguir dizer exatamente o quê, como o pai da Sakura, e considerando a pompa e a circunstância da situação, é o que me parece.

diego gonçalvesDiego

Supondo também que aquela chave tenha algum poder. Provavelmente tem, mas nada impede de ser apenas um memento né :stuck_out_tongue:

buniiito4Fábio “Mexicano”

Seria a maior trollagem do anime :smile: Ainda assim, mesmo uma lembrança pode ser suficiente para salvar a pele da Sakura no episódio final, se ela é tão abismalmente poderosa como todos sugerem que seja.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu também não acho que seja uma trollagem. Em especial pela semelhança visual daquela chave com todo o tema de “cristais” e “metal frio” na segunda abertura.

Dito isso, estou lembrado agora de um episódio na série original quando a Sakura captura a carta Escudo. Todo o conflito gerava em torno de uma caixa da Tomoyo cuja fechadura repelia a chave. Ao finalmente abri-la, a Sakura descobre que lá dentro não havia nenhum grande tesouro ou documento, mas uma única borracha.

Acontece que a Sakura havia emprestado uma borracha para a Tomoyo no primeiro dia de aula, e ela sempre a guardou em homenagem à sua amizade.

Em suma: Sakura sempre soube mesclar muito bem seus elementos mágicos com a vida das personagens num nível pessoal. Todo o conflito da série original girava em torno de emoções, e mesmo Clear Card, como o Fábio mostrou, não faz questão de esconder suas metáforas. Então não afasto a possibilidade da chave ter uma importância pessoal, mas que se torne super relevante na sua conclusão.

Aliás, falando de emoções e sentimentos, tivemos um final que muitos estão considerando a melhor cena do anime, em qualquer temporada.

Sejam sinceros, vocês se emocionaram? Houve outras partes do episódio em que vocês sentiram o coração apertar?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Emocionei não, os dois já são super grudentos e o anime é todo feliz o tempo todo. Nessa mesma cena, fiquei mais emocionado vendo a Sakura sorrir, inocente, enquanto fazia a magia toda só pra voar com o Shoran.

Mas acho que essa cena pode ser um presságio de que o Shoran terá um papel importante na batalha final – não necessariamente lutando. Foi o pináculo do relacionamento dos dois até agora, e vai ser difícil o final do anime bater isso, principalmente considerando tudo o que ele terá que resolver.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu queria ver beijo e fiquei triste porque ele não aconteceu. Pronto, falei. :rage:

Falando sério agora, o que mais me emocionou foi a conversa do Touya com o pai da Sakura no começo do episódio. Porque eu não me lembro de vê-los abrindo o coração um ao outro em momento algum de CCS, ontem ou hoje.

Eles são pai e filho. Eles moram juntos. Eles sustentam a família trabalhando, mas o anime mal lhes dá uma voz. Pelo menos, não para que discutam sua própria vida. E pelo que podemos perceber, não é lá uma vida fácil.

O Gato não gosta do avô da Sakura por tê-la esquecido por tanto tempo. Imaginem então o Touya, que continua esquecido, a despeito de ser o primogênito! O Fujitaka carrega um baita fardo, com a morte da Nadeshiko e tudo o mais. E seus filhos (e sobretudo o Touya) pagam o preço.

É possível que eles tenham crescido sem nenhuma família estendida. Para todos os fins, os três só têm a si próprios.

Ok, não é o fim do mundo, mas imagino que ele deva se odiar por isso. Vê-lo dando o melhor de si para ajudar a Sakura, mesmo estando ausente como ele está, foi de fato tocante.

cat ultharGato de Ulthar

O Avô só gosta da Sakura por ela lembrar a Nadeshiko, só isso, quanto ao outro bisneto, está cagando e andando.

Mais um motivo para não gostar dele.

Eu gostei da cena, é a primeira vez que o Shaoran não demonstra vergonha e dá um abração apertado na Sakura.

Acho muito difícil que tenha beijo no anime, mas um beijo não é requisito para um romance ser bem desenvolvido. Lembrando os livros de Jane Austen que são todos focados em relações amorosas e não há nenhum mísero beijo, o que não faz a mínima falta.

diego gonçalvesDiego

Eu não me emocionei com a cena, mas achei ela bonitinha. Não esperava – e continuo não esperando – eles se beijarem, então pra mim o que foi feito está ótimo.

buniiito4Fábio “Mexicano”

O avô não disse, ao telefone, que queria ver o Toya também? Ou foi só o pai que falou isso do nada mesmo?

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Mesmo que tenha, é para a Sakura que ele resolveu dar uma casa. Uma casa. O Touya também é filho da Nadeshiko. É mais velho. Já tem 18 anos e bem poderia precisar de um espaço seu. Mas é para a Sakura que ele dá um imóvel!

Aliás, isso me faz pensar: será que a “chave” é tão somente a chave da casa? Seria muita trollagem.

Para nós, quer dizer. Bom para a Sakura, que herdará um baita patrimônio.

diego gonçalvesDiego

Imagina o custo pra manter aquilo 😛 pobre coitada da menina. Fosse eu vendia a mansão e comprava algo mais modesto num lugar menos afastado 😀

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Fora que é na praia né? Ok que o Japão é pequeno, mas coitada se ela tiver de viajar todo dia para voltar pra casa!

Eu também vendia, supondo que encontrasse alguém querendo comprar. Ouvi dizer que no Japão há uma falta de demanda por imóveis no interior. Vai ver é isso que o avô está aprontado. Ele não se importa com a Sakura. Só quer desovar a propriedade e se livrar dos impostos. :joy:

diego gonçalvesDiego

Quanto mais longe essa conversa vai pior o bisavô parece 😀

cat ultharGato de Ulthar

Ele quer compensar sua ausência com presentes, o que abaixou mais ainda meu pouco respeito que tinha por ele.

buniiito4Fábio “Mexicano”

A Sakura pode usar magia pra botar essa casa onde ela quiser :stuck_out_tongue:

Ok, isso é uma péssima ideia. Mas ela pode!

diego gonçalvesDiego

Ela já tem a carta mover, inclusive :stuck_out_tongue:

 

buniiito4Fábio “Mexicano”

Exatamente! Foi nela mesma que pensei :smile:

 

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

É… falamos do Touya e do Fujitaka, da natureza das cartas, do Kaito e sua relíquia, até do avô da Sakura. Resta apenas a verdade inevitável: o anime está para acabar.

O que vocês esperam do último episódio? Estão felizes com a jornada até aqui? Acham que Clear Card terminará por aqui, ou teremos novas temporadas?

cat ultharGato de Ulthar

Acho que foi um retorno digno para a série. É raro um anime que consegue voltar depois de tanto tempo e mostrar uma qualidade condizente com o original. Além disso, a nostalgia não nublou a produção da CLAMP, fazendo-as pensar que se fizessem qualquer coisa já seria suficiente para agradar os fãs, foi mesmo uma produção digna. Estou gostando bastante.

O que espero do último episódio? Gostaria de me emocionar! A Sakura resolvendo a crise mágica dela e terminando com um belo abraço/beijo com o Shoran. Me basta isso.

diego gonçalvesDiego

Por agora, só quero respostas. Que expliquem o que é a Akiho, qual o plano do Kaito, qual o plano do Toya, e que tenhamos um final que solucione os problemas de todo mundo. Sobre a série de maneira geral, foi gostosa de assistir semana a semana. Ela captura muito bem o espírito do anime original, o que é de fato raro nesses revivals de hoje em dia.

buniiito4Fábio “Mexicano”

É verdade, tem bastante coisa para responder. O que o Kaito quer, o que é a Akiho, ela tem ou não relação com a Sakura e sua mãe, a Momo tem uma forma de coelho gigante monstruoso? Mas quanto aos personagens centrais, a Sakura e o Shoran, falta bem pouco, isso é uma vantagem.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

É, acho que vou com o Fábio e o Gato e apostar minhas fichas em uma closure para nosso casal favorito. Diga o que digam de Clear Card, assistir aos dois toda semana foi uma delícia.

Já ia me despedir de todos quando me toco de que essa é a penúltima vez que faço isso. :cold_sweat: Ah, Sakura, que saudade você vai nos deixar!

Bom, não adianta antecipar sofrimento. Guardemos as lágrimas para semana que vem. Algo me diz que vou precisar.

Até mais!

One thought on “Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 21”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *