Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 18

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

Sakura em um dos seus figurinos mais lindos até agora. Uma revelação inusitada do Shoran. Touya e Yue abrindo o jogo um para o outro. O décimo oitavo episódio de Clear Card veio com tudo! Confiram abaixo.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu aqui vendo a Akiho folhando esse livro e pensando: Como eu queria ter um igual! E eis que esse picture book realmente existe. Meu Deus, CLAMP! Assim fica difícil! Como vou ter grana para as figures se você me joga umas coisas tão lindas?

Desculpa. Eu estou divergindo.

Essa Naoko é culta mesmo hein? Eu achava que entendia de instrumentos bizarros por saber o que é um Kantele ou Ondas Martenot, mas nunca tinha ouvido falar do Teremim.

Desculpem-me. Divergi de novo. :stuck_out_tongue:

Aham. Vamos começar certo dessa vez, Bem vindos a mais um excelente episódio de Sakura! Tivemos algumas revelações sobre o mistério da Akiho, uma cena de captura inspiradíssima e uma participação fenomenal do Shoran!

Mas estou me adiantando. A palavra é de vocês!

buniiito4Fábio “Mexicano

Ah, eu não sou muito culto, mas tenho vasto conhecimento inútil e já manjava do Teremin :grin:Tem uma banda de rock mineira famosa cujo nome me escapa que o usa em uma de suas músicas.

A vocalista é mulher, pra quem talvez puder conhecer. É um instrumento com escala contínua (não tem notas discretas, embora existam técnicas com as mãos para tentar produzir as notas musicais normais), que produz um som fantasmagórico.

Sobre o episódio, hmm. Ele me fez criar uma hipótese depois da Sakura vir com o papo de que nunca escolheu ser cardcaptor. Talvez o Shoran e o irmão dela estejam planejando livrá-la do contrato, e talvez o Kaito esteja tentando criar um conjunto novo de cartas pra forçar um contrato novo nela – seria uma forma de manter os supostos guardiões, Momo e Akiho.

Sendo assim, prevejo que no final ela vai ficar puta com todo mundo por ficarem decidindo as coisas por ela.

diego gonçalvesDiego

De fato, foi mais um ÓTIMO episódio. Pra já começar sendo chato, vou dizer que achei a primeira e a segunda metades meio desconexas. Mas ainda assim, ambas funcionam muito bem.

Vimos que a Akiho também parece estar tendo visões (bom, ela só mencionou o som, mas sei lá). E achei interessante que a Sakura teve uma visão da pessoa encapuzada quando a Akiho tava bem na frente dela.

Nesse ponto acho que todos podemos concordar que a Akiho é a pessoa com capuz, então isso reforça a ideia de que as visões da Sakura são uma premonição. Sobre a segunda metade, foi uma captura legal.

Mas achei estranho o Shoran ficar com uma cara triste após a captura. Até achava que ele ia desmaiar por usar poder demais, mas pelo visto não foi nada do tipo. Me pergunto se existe algum custo para além da sua estamina ao usar dessas suas bolinhas mágicas… Mas vou dizer que curti bastante a conversa entre o Yue e o Toya, e eu nem sei realmente dizer porquê :stuck_out_tongue:

cat ultharGato de Ulthar

Não terminei de ver o episódio ainda, mas acho que captei um “easter egg”. Quando é mencionado que a Rika prefere música à literatura, logo no começo do episódio, aparece uma imagem da Rika com um disco na mão, no disco há o nome Platinum, que é justamente o título da terceira abertura de Sakura Card Captors na série original, na voz adorável de Maaya Sakamoto:

Fora isso, foi um episódio interessantíssimo. Como levantaram acima, acho uma boa teoria a ideia de que o Kaito quer tanto aproximar a Akiho da Sakura para ela, com sua magia, se tornar a guardiã da Akiho e da Momo, implicando que elas não sejam humanas né?

E pensei em outra coisa, pelo visto o poder o Toya voltou com tudo, e ele disse que o usará em uma ocasião especial. Talvez ele possa usar seu poder para virar guardião da Akiho e da Momo, ou meramente”gastar” o seu poder para dar energia para as duas viverem por si mesmas, sem depender de um terceiro.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eu realmente fiquei com a impressão que o Shoran está treinando para fazer algo que ele não pode contar para a Sakura, daí que pensei em ele quebrar o contrato dela, já que isso foi mencionado nesse episódio e não pode ter sido de graça. Como a conversa entre o Yue e o Touya foi logo em seguida, penso que possa ser algo nesse sentido também.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Olha, essa hipótese apertou meu coração. Acho que nunca vimos a Sakura “recusar a vocação” até hoje. Imaginar que o Kero e o Yue ficarão órfãos (mesmo que a Sakura obtenha novas cartas e guardiões) será um momento “feels” para dar inveja à Mari Okada

Aproveito para trazer esse detalhe aqui, que foi o que mais me intrigou. Vocês repararam no formato que tomou a magia do Shoran quando ele a conjurou?

É a carta Vento!

O que vocês tiram disso?

diego gonçalvesDiego

Assumindo que a teoria do Fábio esteja certa e de fato o Shoran e o Toya estejam tentando livrar a Sakura de seu contrato, talvez tenha sido o Shoran quem fez as cartas Sakura ficarem transparente, “roubando” a magia delas e transformando naquelas bolinhas. Ou foi só um easter egg mesmo

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Acho meio difícil ser só um easter egg, considerando que o poder da carta foi o mesmo, usada no mesmo local onde a Sakura a usou pela primeira vez, contra um inimigo quase idêntico ao da série original. Da forma como interpreto, foi um jeito da série nos dizer que a magia é igual (ou muito parecida) à que a Sakura usava.

Some-se isso ao episódio do zoológico (em que Shoran usou um poder idêntico ao da carta Tempo) e parece que ele está reproduzindo as cartas Clow

buniiito4Fábio “Mexicano”

Ainda mais considerando que tudo isso foi explicitamente mencionado nesse episódio, e que a Sakura explicitamente perguntou “isso é uma magia ou uma técnica” e o Shoran calou-se envergonhado.

diego gonçalvesDiego

Se o Shoran está reproduzindo as cartas, então ainda tem um longo caminho pela frente. Ao que tudo indica, suas bolinhas são de uso único.

cat ultharGato de Ulthar

Tem isso também, até agora ele não repetiu nenhuma destas novas magias.

O Shoran está obviamente se esforçando para ficar no mesmo nível das Cartas, e isso não é para qualquer um, a Sakura é muito “overpower”, mesmo que não entenda seus poderes direito.

Se forem realmente os poderes das Cartas Clow originais, de certa forma estamos vendo um “combate” entre as cartas antigas e as novas.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Essa hipótese é tão legal que me dá arrepios! Imagina se isso for o grande mote da conclusão do arco?

Falando em reviravoltas, acho que não estou exagerando ao dizer que o Touya e o Yue tiveram sua participação mais substanciosa desde o início da série. E parece que a coisa não para por aí: como vimos na prévia, o próximo episódio nos trará a Sakura ajudando na caridade do Yukito. Eu ficaria surpreso se ele não deixar escapar parte da angústia que acomete seu alter-ego.(editado)

O Gato mencionou a possibilidade do Touya virar o guardião da Akiho e da Momo no futuro. Vocês têm outras hipótese sobre o que podem ser os novos poderes dele? Ou, se não isso, que tipo de pepino eles virão a resolver?

cat ultharGato de Ulthar

O Toya tem vocação de mártir, bem capaz dele se sacrificar de várias formas possíveis.

Penso que o poder dele continua sendo algo sutil, como era no anime clássico.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Não acho que o Touya faria contrato, a casa ficaria muito lotada, LOL. E apesar do poder dele estar voltando, ainda é incomparavelmente menor que o da Sakura. Provavelmente vai ser uma grande coisa pra fazer uma vez só mesmo.

diego gonçalvesDiego

Alguém não tinha teorizado que o Toya talvez desse seu poder para a Akiho, justamente para que ela possa viver sem precisar de ninguém? Isso seria interessante, embora me faça pensar numa questão: até agora, todo mundo parece desconhecer a condição da Akiho, enquanto que o Toya parece já ter planos para os seus poderes. Então ou ele já sabe de tudo, ou tem alguma outra coisa em mente.

Uma coisa interessante seria se o Toya conseguisse usar seu poder para de alguma forma separar o Yukito do Yue, e isso até bateria com o tanto que esse anime vem abordando a relação entre esses dois. Mas não sei se é algo se quer possível :stuck_out_tongue:

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Isso me lembra de alguns “shippers” que vi internet afora, dizendo que o Yue combina mais com o Touya que o Yukito :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Oh, well. Falando do Yukito, o que vocês esperam para o próximo episódio? Finalmente veremos a famigerada caridade em que ele está trabalhando.

Esperam que alguma coisa fora do comum venha a atormentar nossa cardcaptor? Com a Akiho presente, aposto que sim.

Sem contar que provavelmente teremos uma leitura de Alice. Será que finalmente entenderemos como que a história dela se liga com a do Lewis Carroll?

cat ultharGato de Ulthar

Espero que finalmente o anime nos dê uma luz nessa relação entre os poderes do Toya e a situação da Akiho.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Estou só na expectativa da Sakura descobrir logo a verdade sobre a Akiho. Vai ser bastante curioso, porque nem a Akiho sabe a verdade sobre a Akiho, por tudo o que o anime deu a entender.

diego gonçalvesDiego

Concordo com o Fábio. Sobre o próximo episódio, não acho que teremos nada diferente ainda. Imagino que será mais um episódio normal com captura de carta normal.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Já eu quero muito saber o que raios a Alice tem a ver com isso.

Não que a última releitura feita pela CLAMP tenha dado muito certo

Oh, bem. É ver para crer.

Até a próxima!

2 comentários sobre “Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 18”

  1. Olá. eu sou Elizabeth e acabo de descobrir esse site. Pessoal vcs fazem comentários muito interessantes. alguns eu até penso igual. tipo, Sakura por ser sem ambições ser a ideal para possuir tanto poder, levo em consideração que outro anime que só pensa nos outros seria a Hikaru de guerreiras mágicas, não tinha ambições e quando teve a oportunidade de decidir o futuro de um planeta inteiro deixou que o próprio povo ficasse com a responsabilidade de manter seu próprio planeta a salvo derrubando o sistema de pilar. E tecnicamente Sakura agora tem quase a mesma idade que ela. também acho que Akiho muito parecida com a Mãe de Sakura e isso me fez questionar o motivo… “clone” da mãe de Sakura… não sei… acho que pode ser algo mais profundo. O Gato mencionou a possibilidade do Touya virar o guardião da Akiho e da Momo no futuro. Vocês têm outras hipótese sobre o que podem ser os novos poderes dele?eu acho que ele tem DON pra se sacrificar mesmo e tinha me passado pela cabeça antes de ler esse comentario que dessa vez ele vai dar todo seu poder ou pro Shoran ou pra Sakura num momento crucial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *