Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 16

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

Depois de um pausa nostálgica, Sakura volta com todo o pique! Com direito a um kaiju destruidor de mansões e um show de agilidade da melhor cheerleader de Tomoeda. Confiram abaixo no décimo sexto episódio de Clear Card:

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Olha só. Parece que as meninas-cristal de Houseki no Kuni arranjaram outro emprego depois que o anime delas acabou.

Fazer o quê? Todo mundo sabe que a indústria de anime é um mercado inclemente. Personagem faz de tudo por um ganha-pão.

diego gonçalvesDiego

Pelo menos foi um bom episódio, vai :smile: Estávamos reclamando de como o anterior não avançou nada a história, enquanto que nesse vimos um pouco dos poderes do Kaito, confirmamos que de fato a Akiho não sabe de nada, e tivemos um pequenos desenvolvimento no relacionamento da Sakura com a Meiling.

Como um todo, foi um episódio que eu curti bastante.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Um bom episódio? Achei um ótimo episódio. Com direito a uma montagem até meio catártica envolvendo Shoran e Meiling que me deu francas saudades de assistir ao anime original.

cat ultharGato de Ulthar

Episódio super animado, quanta coisa aconteceu? A captura da carta “Swing” ficou muito legal, mas não se compara com a captura mano-a-mano com a carta da luta. Fiquei extasiado com a Sakura e a Meiling sentando a porrada na carta.

Além disso tivemos uma ação concreta do Kaito, e vemos que ele possui um caráter bastante duvidoso, e um poder bem intenso, por conseguir voltar ao passado com tanta facilidade. Certamente não será uma captura fácil para Sakura.

E adeus Meiling, foi boa enquanto durou sua participação especial, sentiremos saudades! :stuck_out_tongue:

buniiito4Fábio “Mexicano”

Se o Shoran sofre pra parar o tempo, imagina o nível de poder do Kaito, que volta no tempo como se não fosse nada. Ok que parece ter uma área de efeito menor e o item que ele usa pra isso provavelmente é mais poderoso que a bolinha de gude que o Shoran fez sozinho.

Bom episódio, a Sakura capturou duas cartas de grande poder bruto, o anime finalmente trouxe o Kaito mais perto do centro nervoso dos acontecimentos e até deu uma pista do objetivo dele: um livro. Que provavelmente está na biblioteca particular do pai da Sakura.

diego gonçalvesDiego

Talvez o livro onde estavam as cartas Clow? Ah, e aproveitando, isso vai ser um nitpicking, mas o Kaito não foi ligeiramente precipitado ali não? :stuck_out_tongue: Digo, até a Akiho perguntou se ela já tinha falado do pai da Sakura pra ele. Era só falar “sim”, ou então dizer que ouviu de passagem em algum lugar. Não precisava voltar o tempo, lol

buniiito4Fábio “Mexicano”

Precisava, pra gente descobrir o poder dele :smile:

 

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu me pergunto se ele está atrás do livro das cartas Clow, ou de algum outro tomo misterioso. O Fujitaka é um arqueólogo. Deve ter encontrado uns livros antigos durante seu trabalho. Ok, na vida real não se leva esse tipo de coisa pra casa. E quem trabalha com fontes escritas costuma ser historiadores, não arqueólogos. Mas vamos dar uma colher de chá.

buniiito4Fábio “Mexicano”

O livro das cartas Clow não fica com a Sakura? Essa pergunta é sincera, não lembro o suficiente sobre isso. Em todo caso, acredito que o livro que ele procura está na biblioteca do pai dela, e isso exclui qualquer livro que fique em posse dela. Meus motivos para acreditar nisso são meramente formulaicos, meta-conhecimento e chute.

diego gonçalvesDiego

Talvez o Kaito apenas não saiba que o livro está com a Sakura (porque sim, ele está no quarto dela, é onde ela guarda as cartas)

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Sim, o livro fica com a Sakura. E acho que o Kaito sabe. Por quê? Não consigo me livrar da impressão de que aquela visita social da Akiho à Sakura foi uma maneira de espioná-la. E, especificamente, espionar sua casa.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Esse episódio me deixou com a impressão que a coelhinha da Akiho é um dispositivo de escuta do Kaito.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Tirou as palavras da minha boca. Ia comentar justamente isso agora!

Em vários episódios a câmera fecha sobre seu rosto, como se para indicar que há mais ali que salta aos olhos.

Geralmente durante algum diálogo da Akiho com a Sakura.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Provavelmente o plano é roubar o livro depois que todas as novas cartas tiverem sido capturadas?

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Não sei, algo me diz que não é exatamente o livro que ele está buscado. Digo, é a alternativa mais provável, mas algo me diz que há algo mais acontecendo.

Ele não lhes parece obcecado demais com a casa da Sakura? Será que não há algum outro segredo escondido ali? E aqui é um ponto que eu, como fã, fico na mão, pois as versões de sua família no mangá e no anime são bem diferentes.

buniiito4Fábio “Mexicano”

O fato do mangá estar em andamento me deixa um pouco bolado quando tento especular sobre o fim…

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Como o Gato já relembrou em uma das nossas primeiras discussões, no mangá o Fujitaka é descendente do Clow. Se isto for retomado, é provável que haja mais pertences do mago escondido na biblioteca. Mais: que ele tenha herdado o livro como uma relíquia familiar, não apenas outra antiguidade.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Bom, achei curioso que o dragão da primeira carta do episódio já tivesse aparecido antes, em sonho. Digo, foi só em sonho? A Maga também só aparecia em sonho, até que … em um episódio ela apareceu em pé em cima de um poste do lado de fora da casa.

Tenho a impressão que o dragão já havia aparecido antes no “mundo real” também. Isso dá uma impressão que talvez o Kaito tenha algum conhecimento bem específico sobre as novas cartas e as esteja manipulando de alguma forma.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Aliás, preciso dizer que essa foi uma das minhas “decepções” do episódio. Quando vi a forma real da carta Swing (aliás, que nome, hein?) por um momento pensei que o dragãozão tivesse dado as caras no mundo real!

cat ultharGato de Ulthar

Bom, se for seguir o mangá clássico, o Fujitaka não ficou com nenhum poder mágico evidente, somente algo latente que acabou passando para a Sakura. De certa forma Sakura seria filha do Mago Clow, e de uma forma mais estranha, filha do próprio Eriol :stuck_out_tongue:

A teoria que eu acho mais plausível é que o Kaito, não sendo nem de longe tão poderoso como o mago Clow, queria um livro com cartas mágicas, só que ele não é capaz de produzir uma magia destas por si mesmo.

Qual o melhor método do que se utilizar do poder de uma menina que tem poder mágico extraordinário e nem se dá conta disso?

Sakura seria um manancial de poder mágico para o Kaito, quando ela acabar de criar todas as cartas, vai lá e pega pra ele.

Mas essa teoria tem seus fracos também. O que aconteceu com as cartas Clow originais? Ou melhor, cartas Sakura? Se o Kaito é tão poderoso ao ponto de inutilizá-las, não poderia ele criar suas próprias cartas?

E o que é afinal a Akiho?

Todo mundo bate na tecla de que ela é igualzinha à Sakura, pode ter coisa ai sim. Talvez ela seja um clone, que por si só também é incapaz de criar cartas por conta própria, servindo somente como um meio de provocar a aparição das magias que motivam a Sakura a transformá-las em cartas.

Ainda é tudo muito nebuloso.

diego gonçalvesDiego

O problema com essas suas teorias sobre o Kaito, Gato, é que fazem ele parecer muito “mal”. Até onde me vai a memória, Sakura até hoje não teve um só “vilão” de fato, apenas antagonistas que estavam ou testando a nossa protagonista, ou que eram apenas incompreendidos (como a carta do filme, que só estava solitária).

Colocar na história de Clear Card um vilão de fato simplesmente não me parece combinar com Sakura. Ainda acho que o Kaito provavelmente está testando a Sakura, talvez para um dia convidá-la à organização da qual pertence.

cat ultharGato de Ulthar

Sei não, a Sakura já passou por vários testes, esta é justamente a hora de enfrentar um vilão de verdade, ele pode até não ser exatamente maligno, mas suas intenções, espero, não são boas.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Talvez as cartas Clow não tenham sido transformadas, mas roubadas. Nada garante que aquele monte de plástico sejam mesmo as cartas Clow. Talvez ele as devolva no final e vá embora com as cartas novas. E pense em uma teoria sem graça…

cat ultharGato de Ulthar

Está bem que Sakura é bastante previsível, mas essa previsibilidade é feita pautada em princípios que tornam o anime bom. O próprio anime clássico se repetiu nele mesmo, como no caso das Cartas Clow e depois das Cartas Sakura, em virtude do Eriol.

A Sakura foi testada várias vezes no anime clássico, mas eu ficaria muito decepcionado se esse novo anime focasse em mais outro teste! Quantos testes a Sakura deverá enfrentar até se deparar com um perigo real? Sua vida ficará girando em círculo vicioso onde todo mundo que testá-la por algo?

Acho que essa transição da infância para a adolescência, e consequentemente logo para a vida adulta, seria o momento ideal de realmente a nossa heroína encarar algum desafio real.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Ela tá entrando no ginásio, ensino fundamental ainda. Mal aposentou sua randoseru. A Sakura tá longe de se tornar adulta.

cat ultharGato de Ulthar

Esse meu “logo” se estende para os próximos cinco ou sete anos :stuck_out_tongue:

buniiito4Fábio “Mexicano”

Ah aí sim :stuck_out_tongue:

 

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Olha, de fato a Sakura ainda está na o quê? Sexta série? E de fato eu aceito a possibilidade de ela precisar de uma ajudinha mágica a cada etapa da vida, que nem crianças normais não-mágicas precisam.

Porém, isso me parece horrivelmente maçante de uma perspectiva narrativa. Eu realmente espero, tal qual o Gato, que ela finalmente se depare com algum interesse externo.

Não digo nem um super-vilão à la Rainha Beryl, mas alguém cujos objetivos não girem em torno do umbigo dela. Acredito que isso seja parte do amadurecimento, também.

E nisso já emboco uma pergunta: Sakura não vai durar para sempre. Com a extensão prevista do anime, o imperativo dos fillers e o fato de que o mangá original está em andamento, acho sensato supor que não veremos muita coisa. Duvido experienciar uma super conclusão como a das outras séries.

Nesse caso, com base em tudo o que vimos até agora (que não foi pouco!) o que vocês esperam realisticamente do resto da série? E o que vocês adorariam ver, mas estão quase certos de que não verão?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Acho que vai só fechar com o conflito do Kaito mesmo, qualquer que seja ele. Talvez ele seja o vilão final ou talvez esteja trabalhando para outro, mas vai ser só isso. Eu pessoalmente gosto de histórias tranquilas, slice of life e afins, e Cardcaptor Sakura é pouca coisa mais que um slice of life mágico. Tem umas batalhas e tal, né.

Mas enfim, com isso quero dizer que estou satisfeito com o que o anime vem entregando, tendo em vista a minha expectativa para começo de conversa.

diego gonçalvesDiego

Francamente, eu ainda não duvido de uma conclusão real. Não é assim tão raro um anime e mangá terminarem praticamente em simultâneo. Sakura ainda tem alguns episódios por vir, e pelo visto o mangá já avançou o bastante para mostrar a identidade da figura encapuzada. Talvez os dois acabem ao mesmo tempo.

buniiito4Fábio “Mexicano”

E talvez a conclusão real seja só o encerramento do arco do Kaito.

A não ser que o mangá já tenha ido além disso.

cat ultharGato de Ulthar

Difícil especular sem saber ao certo como anda o mangá, mas muito provavelmente, encerrará com o desfecho do caso do Kaito, é praticamente impossível que vá além disso. O que eu espero? Espero que não seja mais um teste para a Sakura, mas um desafio real, estou cheio de testes!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Faço das palavras do Gato as minhas. Dito isso, se o Clear Card terminasse com um sussurro, não um estrondo, creio que também não me incomodaria. Quem resiste à fofura da Sakura? Certamente não eu.

E ficamos por aqui, pois tem episódio novo logo mais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *