Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clean Card Hen” episódio 14

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

Uma realidade paralela? Meiling de volta fazendo o que faz de melhor? Shoran no seu momento mais inspirado de toda a série? É tudo isso e muito mais no décimo quarto episódio de Clear Card!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Meu

Deus

do

céu.

O que foi esse episódio? O que foi esse encontro no templo? O que foi esses cenários fabulosos? Esses poderes do Shoran, esses…

Quer saber, eu não tenho mais elogios para esse anime. Então tirem isso de mim. Vamos, soltem o verbo.

cat ultharGato de Ulthar

Bom, mais um ótimo episódio, esse segundo cour de Sakura começou bombando! Tivemos mais uns esclarecimentos dos novos poderes do Shoran e o motivo dele não querer usá-los.

Ficou claro que essa sua técnica demanda muito energia e provavelmente é muito perigosa para o usuário. Ele usou aquele seu tabuleiro que utilizava para encontrar as cartas Clow, até tudo bem, mas aquele cristal que se formou me lembrou as cartas transparentes antes de serem capturadas, que também apresentam cristais…

Mas caramba, seja o que for, o Shoran PARALISOU o tempo.

buniiito4Fábio “Mexicano”

A animação nessas partes do Shoran foi fantástica mesmo, mas achei que no resto do episódio, bichinhos pulando inclusive, ficou mais fraca. Talvez tenha rolado um trade-off?

A história foi muito interessante, parece ter sido a primeira vez que a Sakura ficou realmente com medo – e não vou dizer que essa foi a carta mais perigosa porque claramente outras foram muito mais perigosas, pelo menos potencialmente. O que pegou é que ela ficou com medo por causa dos amigos. Ou ao menos foi a impressão que eu tive. Do lado da Akiho, nada mudou.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Não sei exatamente se eu diria “fraca”, mas já vimos tanto Sakura & amigas “fazendo coisas” que de fato perdeu a novidade. Mesmo assim, eu curti a execução. Alguém mais sentiu pena do Yamazaki?

cat ultharGato de Ulthar

Eu senti! Caramba, ele é o personagem secundário mais poderoso de todos, e ele sentiu uma alteração na realidade, será mera coincidência?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eu não senti. Fiquei super feliz na verdade. Que continuem cortando ele pro resto do anime.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu tinha um conhecido que era tão parecido com o Yamazaki que ganhou o apelido de Yama. Sei lá, tenho simpatia por gente assim.

diego gonçalvesDiego

Estou com o Fábio: que o universo siga interrompendo ele mais vezes 😛

Agora, sobre o episódio num geral: foi bem legal! Mostraram um pouco mais dos poderes do Shoran, e isso foi bem interessante de ver. Nota-se que ele ficou bem mais poderoso, mas ainda não realmente “aguenta” usar o poder que possui.

Numa nota mais lateral, a carta “tempo” foi a primeira que o Shoran capturou na série clássica, não? E uma que ele usou com alguma frequência aqui e ali. Mencionando isso porque senti que foi uma referência legal darem a ele o poder de parar o tempo rs.

Já no lado da Sakura, foi interessante ver ela bem mais desesperada do que o normal. Trouxe uma sensação de “peso” para a situação que mesmo as cartas com capturas mais dinâmicas não realmente trouxeram. Claro, sabíamos que no fim ia dar tudo certo, mas não muda a tensão que a própria Sakura sentiu.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Exatamente! O tempo era uma carta do Shoran. O que me leva a crer: será que ele conseguirá “recriar” os poderes que ele mesmo chegou a possuir, durante seus meses de cardcaptor? E aquela operação mágica na frente do seu tabuleiro? Estaria ele criando magias ou fazendo algum outro tipo de coisa?

cat ultharGato de Ulthar

Aquele cristal que ele cria antes de se transformar em esfera, me lembrou os cristais que se formam quando a Sakura captura as novas cartas. Será que a fonte da magia é a mesma ou algo semelhante?

diego gonçalvesDiego

Acho difícil, porque ao que tudo indica a fonte da magia das cartas é o livro da Akiho. Só se o livro estiver ligado ao Shoran tanto quanto à Sakura.

buniiito4Fábio “Mexicano”

A Meiling disse que a família Li tem várias magias, então suponho que ele tenha aprendido essa “em casa”. Mas uma coisa é saber a magia, outra diferente é conseguir executá-la, como o Kero bem disse. E isso serve para nos lembrar de quanto a Sakura é estupidamente poderosa: ela sempre pode sacar quantas cartas achar que precisa ao mesmo tempo sem suar.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Por enquanto, né? Na série passada ela ficava terrivelmente cansada com algumas cartas. O Shoran também, sobretudo com a carta Tempo. Supondo que as cartas transparentes funcionem igual às Cartas Clow, há “custos de mana” diferentes (para colocar em termos RPGísticos). A carte Retorno, que permitia voltar ao passado, era tão poderosa que a Sakura precisou sifonar magia da árvore do santuário para usá-la.

Nenhuma mídia da CLAMP que eu conheça entrou nesse mérito, mas eu acredito que também haja diferença entre usar uma magia “readymade” e criar seus próprios feitiços. Na série original a única carta que a Sakura criou foi a Sem Nome (também chamada de carta “Coração”), que foi uma representação dos seus amores pelo Shoran. Ou seja, um sentimento muito poderoso.

Claro, entramos no mérito de até que ponto o Shoran não está usando feitiços “readymade”. E até que ponto a Sakura também não está criando suas próprias cartas, como tem sido a nossa suspeita.

Aliás, o episódio de hoje foi uma prova contundente dessa hipótese, não é? Tá certo que a função da carta é justamente realizar pensamentos, mas é algo que vemos, em menor ou maior medida, em várias capturas até aqui.

Bem, o próximo episódio já está quase chegando. E não sei quanto a vocês, mas não vejo a hora de vê-lo chegar. Pelo que a prévia indicou, teremos um repeteco da peça do filme A Carta Selada.

Quais são suas expectativas pelo que virá pela frente?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eu sou o único que não assistiu esse filme, né?

Todos os episódios tiveram final feliz, com uma ou duas capturas, em quaisquer que fossem as circunstâncias. Não espero nada fora do normal, e isso não é ruim porque o normal desse anime é ser bom.

cat ultharGato de Ulthar

Também não espero nada fora do normal, mas creio que o anime continue mantendo o bom nível de qualidade apresentado até o momento.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu realmente espero, para o bem do Fábio, que Clear Card não resolva encerrar reaproveitando algum argumento do longa.

Vocês sabem, né. Que nem Ah My Goddess!, que repetiu algumas piadas no filme no segundo anime.

diego gonçalvesDiego

Assim como os demais, eu não realmente espero nada de diferente ainda. Acho que o anime deve manter mais um pouco a sua fórmula, pelo menos até os seus dois ou três episódios finais.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Então ficamos por aqui hoje. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *