Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/finisgeekis/www/wp-config.php on line 98

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/finisgeekis/www/wp-config.php:98) in /home/finisgeekis/www/wp-includes/feed-rss2-comments.php on line 8
Comentários sobre: Teriam as garotas mágicas “dark” ido longe demais? http://www.finisgeekis.com/2018/04/17/teriam-as-garotas-magicas-dark-ido-longe-demais/ O universo geek para além do óbvio Thu, 11 Nov 2021 15:00:13 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.7.11 Por: Vinicius Marino http://www.finisgeekis.com/2018/04/17/teriam-as-garotas-magicas-dark-ido-longe-demais/#comment-7021 Thu, 11 Nov 2021 15:00:13 +0000 http://www.finisgeekis.com/?p=20110#comment-7021 Em resposta a Filn.

O fato de uma dada tragédia ter contraparte no mundo real não significa que ela não possa ser abordada de maneira irresponsável, sensacionalista ou nociva.

Há obras sobre bullying que visam a gerar consciência sobre o problema (vide minhas resenhas de Kagami no Kajou e Heaven, aqui no Finisgeekis). Há obras que retratam a prática por mero clichê.

Há obras que incluem cenas de estupro para fomentar indignação com a violência sexual. Já outras o fazem por valor de choque – ou, pior, atender a fetiches do público.

Há obras que citam o Holocausto porque tem algo substantivo a dizer sobre antissemitismo, nazismo e o legado da Segunda Guerra. Já outras querem apenas emprestar uma gravitas que não merecem.

A discussão é válida sim. Ainda mais porque nem sempre é claro quando termina a crítica social e começa o voyeurismo.

Outra coisa: ninguém no mundo detêm, individualmente, o monopólio sobre a palavra das vítimas. Há sobreviventes de abuso que acham positivo quando a mídia aborda seus sofrimentos. Já outras pessoas preferem não ver seus traumas nas telas, a não ser que sejam tratados com a maior responsabilidade. (a Rebecca Silverman, redatora do ANN, várias vezes externou esse juízo sobre animes de bullying). Quem está certo? Quem decide o que significa “ser tratado com responsabilidade”? Só tendo discussões como essa para decidirmos.

]]>
Por: Filn http://www.finisgeekis.com/2018/04/17/teriam-as-garotas-magicas-dark-ido-longe-demais/#comment-7010 Wed, 10 Nov 2021 23:28:10 +0000 http://www.finisgeekis.com/?p=20110#comment-7010 bom, infelizmente eu trago outro ponto. Parece muito chocante ver isso em um anime, chamando de violência gratuita, mas os críticos não pararam um momento para pensar que todas as personagens têm mazelas do cotidiano dentro do mundo real. Nos Eua temos dados de suicídios de crianças vítimas de bullying, com apenas 7 anos de idade. o mesmo bullying sofrido pela protagonista, esta que sofre de depressão severa e tem pensamentos suicidas constantes, e ainda é abusada dentro de casa. onde mesmo a maioria dos abusos contra crianças acontecem? sao domésticos. outra que perdeu a família vítima de um possivel assassino serial. (perdão não vou ficar acentuando as palavras.) outra que tentou ser gentil, mas não soube lidar com a propria frustração. e se torna vingativa. as expectadoras, que ajudam no processo de bullying: nada mais sao que garotas que temem sofrer o bullying que “apoiam”. o peso de ser uma figura publica na adolescencia, completamente só. vazia. carente. outra que se auto mutilava, um dos maiores problemas da atualidade, e eu, assino embaixo, pois sou auto-mutiladora desde a infancia. então se vocês não conseguem fazer a ligação entre transtornos e abusos que acontecem todos os dias debaixo das vossas fuças, e ficam muito horrorizados por isso ser retradado em um anime, eu definitivamente não sei em qual planeta vocês vivem. Ou é muita desonestidade intelectual ou é muito relativismo moral. passe bem.

]]>
Por: Vinicius Marino http://www.finisgeekis.com/2018/04/17/teriam-as-garotas-magicas-dark-ido-longe-demais/#comment-1141 Fri, 20 Apr 2018 20:55:07 +0000 http://www.finisgeekis.com/?p=20110#comment-1141 Em resposta a Garoto Mágico.

Eu concordo com sua leitura. E by the way, adorei seu nick 🙂

]]>
Por: Garoto Mágico http://www.finisgeekis.com/2018/04/17/teriam-as-garotas-magicas-dark-ido-longe-demais/#comment-1129 Thu, 19 Apr 2018 02:49:51 +0000 http://www.finisgeekis.com/?p=20110#comment-1129 Mahou Shoujo Site, diria que há algo a mais do que só violência gratuita. Como em Madoka, o ponto é ver como tal situação de se ter poderes mágicos não é benéfico a longo prazo e isso tem suas implicações nas garotas. Aqui se ter poder, é mais perigoso do que vantajoso. Aqui irei dar alguns SPOILERS do mangá então pule se não quiser receber.

Mais pra frente vemos que existe um problema, em troca de ter poderes, as garotas tem que sacrificar o seu tempo de vida que é ilustrado como um símbolo nos pulsos e isso faz com que elas pensem se vale a pena usar seus poderes e satisfazer seus desejos. Existe um certo complô para forçar as garotas a usarem seus sticks para um plano maior. Vemos que, como dito no texto, esses poderes acabam por cair em mãos erradas, sabe esse irmão sádico da Aya? Pois é, o cara tem um puta complexo de superioridade com os demais e acaba descobrindo o segredo das garotas causando uma morte que choca as personagens até o momento no mangá.

FIM DOS SPOILERS

No fim, tenho a sensação de que é mais uma obra trágica onde se mostra o lado podre das pessoas, bons elementos estão lá, há uma evolução constante da história o que é bom, mas não sei se isso só salva a obra já que é possível fazer varias comparações com Madoka nesse sentido de ser dark. Seu texto foi bem legal e feito(diferente desse meu) pondo interrogações nesse “gênero” e suas implicações.

]]>
Por: Kondou-san http://www.finisgeekis.com/2018/04/17/teriam-as-garotas-magicas-dark-ido-longe-demais/#comment-1126 Wed, 18 Apr 2018 14:57:00 +0000 http://www.finisgeekis.com/?p=20110#comment-1126 Que artigo, nem sei se consigo encontrar um elogio digno deste excelente artigo.
A parte referente a Mahou Shoujo Site, já me deixou de pé atrás, eu percebi logo no primeiro episódio que o anime em questão, seria um pouco perverso e pesado (no termo da palavra mesmo). Eu estou acostumado com a violência gráfica em anime, banda desenhada e mesmo em videojogos, mas não sei se estou preparado em ver mais violência gratuita, ou mesmo abusos sexuais em Mahou Shoujo Site (então aquela ending esquisita tem um significado por trás).
Os outros animes citados, só vi Puella Magi Madoka Magica e Yuuki Yuuna (cujo final foi bom). A forma como encaixaste Madoka, Yuuki Yuuna neste artigo foi divinal.
Eu já li muitos artigos excelentes, na minha curta jornada de apreciador de anime, mas este ficará na minha memória.
Obrigado por este excelente artigo Vinicius Marino.

]]>