Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 13

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

Achava que Sakura não podia ficar melhor? Achou errado. O décimo terceiro episódio de Clear Card dá início ao segundo cour com toda pompa que a série merece. Confiram!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Me digam com sinceridade: esse é o melhor opening de Sakura sim ou sim?

cat ultharGato de Ulthar

Pelos menos deste anime é, mas não sei se poderia dizer que supera as aberturas do clássico.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Essa foi basicamente a minha opinião ao longo de todo episódio. O capítulo fez muita coisa – e fez bem. Abriu perguntas, fechou pontas soltas, criou suspense para o que está por vir. Acho que nunca fiquei tão vidrado em Clear Card desde o primeiro episódio.

Mas é para ouvir a opinião de vocês que estamos aqui. E aí, o que acharam?

cat ultharGato de Ulthar

Gostei bastante desse episódio, realmente revelou algumas coisas bastante interessantes, principalmente o fato de que a Akiho ao ler o livro misterioso ocasiona o aparecimento dos eventos estranhos na vida da Sakura, e consequentemente, as cartas transparentes.

E já ia me esquecendo de outro elemento importante, o Toya está despertando o seu poder novamente ou outro poder diverso! Espero que isso seja bem explorado e tenha relevância no anime.

E uma dúvida que me surgiu, a Meiling aparece no mangá de Clear Card ou foi algo inserido apenas para o novo anime se adequar ao antigo, uma vez que ela não existia no mangá?

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu tenho a versão japonesa dos dois primeiros tankobons, e ela não aparece no recap que abre o primeiro capítulo. Pode ser que apareça depois, mas acho difícil. Segundo a wiki, ela não consta em nenhum dos mangás.

É até engraçado notar quanto destaque ela teve, a despeito de ser uma personagem-“filler”. A Meiling não só apareceu em vários episódios, como teve uma ponta em algum dos melhores ( o do aquário, em particular).

Clear Card parece estar seguindo os passos do anime original, que expandiu significativamente o conceito do mangá. Uma mudança que eu só posso elogiar. A despeito de curtir o mangá de origem, me parece inegável que Sakura se superou nas telas em quase todos os quesitos.

diego gonçalvesDiego

Vou dizer que o trope “te contarei a verdade na hora certa” é sempre um que me irrita, já que essa “hora certa” é normalmente 100% arbitrária e chega quando o roteiro pede. Maaaaaaas, tirando isso foi mesmo um episódio bem legal. O momento com o Toya, o final com a Akiho… foi o primeiro episódio do anime a não incluir uma captura de carta, e mesmo assim foi um bem gostoso de se assistir.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Gostei da animação de abertura nova, não tanto da música, acho que ainda preferia a antiga, mas normalmente costumo me acostumar com isso com o passar dos episódios. Com Mahou Tsukai no Yome foi a mesma coisa, se vocês se lembram.

Meu detalhe preferido da abertura é como ela começa com uma rosa desabrochando, de dentro da qual a Sakura sai, então todo o resto da animação acontece, e no final a Sakura volta para dentro da rosa que retorna a ser um botão: é como se tudo o que vimos ali fosse apenas o potencial da Sakura, assim como um botão de rosa tem potencial para se tornar uma rosa florescida.

Já do encerramento não tem jeito, não gostei. A animação do antigo era muito melhor. Mas tem a coelhinha da Akiho (e olha eu aqui já assumindo que seja uma garota), né? Me faz pensar que talvez ela esteja adormecida, por falta de poder mágico talvez, e em algum momento ela irá despertar. Definitivamente não parece ser má “pessoa”.

Quanto ao segredo do Toya, a Sakura explicou bem em cena posterior, traçando um paralelo bacana entre os irmãos: ela sabe que o Shoran também está guardando um segredo dela, mas ao mesmo tempo ela sabe que ela não pode simplesmente perguntar.

É como o Toya disse para o Yukito (e para o Yue): vai ter a hora certa de revelar. Eles poderiam contar tudo agora? Poderiam, mas daí sobre o que seria a história? Parte da graça é estarmos tão no escuro quanto a Sakura (ou quase, sabemos um bocado a mais do que ela já).

Se Sakura fosse um anime de mistério eu estaria aqui sapateando em cima das minhas cuecas porque em mistérios sim eu acho isso um truque barato, mas Sakura não é uma história de mistério, então os mistérios que ajudam a compor sua história podem ser menos elaborados, se necessário.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Aí preciso discordar. Quer dizer, discordar não, pois concordo que o ending passado foi um dos melhores de todo o anime. Mas curtir bastante a animação. Lembrou-me daquele mini-OVA em que o Kero e o Spinel brigam por um takoyaki.

Quando ao Touya, talvez seja fanboyismo da minha parte, mas eu dei menos bola para o segredo do que para o fato de que ele e o Yukito finalmente parecem… bem, ter intimidade?(editado)

Essa é uma das coisas que mais me faz coçar a cabeça nesse anime, para falar a verdade. Touya e Yukito era um par romântico na série original. A relação foi inclusive estendida às suas versões alternativas em Tsubasa Chronicles. Mas aqui, em Clear Card, a CLAMP parece ter posto a relação no freezer.

Seria muito interessante observar o desenrolar de um romance “para valer” como contraponto à relação meio infantil do Shoran e da Sakura. Eu entendo que romance não é bem o foco dessa temporada – sobretudo romance aos 18 anos, que decerto seria impróprio a um mangá infantil. Mas ver a relação entre ambos simplesmente apagada me faz sentir que o Touya e Yukito foram os personagens mais descaracterizados nessa sequência.

É coisa da minha cabeça, ou vocês também se incomodaram com isso?

cat ultharGato de Ulthar

No que tange o Touya e ao Yukito, a relação deles nunca foi claramente declarada. Pode ser que seja apenas uma grande amizade munida de uma mais grandiosa admiração mútua, sem conotações claramente amorosas e sexuais. Claro que é mais fácil e mais provável que haja algo mais entre eles, principalmente em questão de sentimento.(editado)

Contudo, não sinto falta de mais desenvolvimento nessa área, me contento com a relação platônica de ambos.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eu acho que era uma relação muito mais ambígua no anime do que no mangá. Li o mangá depois de adulto e já sabendo da fama dos dois e não vi nada de mais.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Bom, torçamos então para o retorno de seus poderes representar uma evolução da personagem. O que fizeram com o Shoran até agora foi perfeito. Sei que o Touya não é nem de longe tão central à história, mas adoraria vê-lo brilhar, nem que apenas em um momento.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Creio que é exatamente o que vai acontecer e por isso ele está recuperando seus poderes

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Sei que estamos meio no escuro agora, mas alguém tem alguma hipótese do que virão a ser esses poderes? O Touya conseguia sentir magia e falar com os mortos. Estou me esquecendo de algo?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Não tenho a mais pálida noção. A versão dele em Tsubasa tem alguma habilidade peculiar?

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Não que eu me lembre. Ele é apenas o rei do País de Clow. Quem tem todos os poderes é o Yukito, que nessa versão alternativa tem o papel de alto-sacerdote (ou vizir, ou coisa que o valha).

buniiito4Fábio “Mexicano”

Então estamos mesmo sem pista nenhuma. Bom, é algo que não teria ajudado no aquário. Ou talvez seja algo que ajudou no aquário e nós não vimos.

cat ultharGato de Ulthar

Acho que o poder dele continua sendo algo apenas perceptivo, ou que não envolva ataques ou outras coisas do gênero.

diego gonçalvesDiego

Imagino que o papel eventual dele será novamente “doar” seus poderes em algum ponto da história – ou pelo menos eu não imagino esse subplot servindo para alguma outra coisa =X

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eu também tendo a achar que ele vai só espelhar seu papel antigo, mas isso parece tão bobo que nem mencionei. A confidencialidade dele sobre seu novo “poder” me faz desejar que seja algo mais ativo, e talvez eu me frustre se não for.

Mesmo que seja um ativo que só se usa uma vez

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

E quanto à revelação final da Akiho? Acharam que responde alguma coisa ou só coloca mais lenha na fogueira? Pessoalmente, confesso que estou curioso para ver como esse livro encantado trabalhará a questão do destino. Estaria a vida da Sakura escrita para ela desde o início? Ou será que o livro se “forma” na medida em que é lido – ou na medida em que a Akiho consegue decifrá-lo?(editado)

Será que a “clareza” com que a Akiho aprende a lê-lo está relacionada com sua consciência do que está acontecendo? Em outras palavras, se ela um dia conseguir entender tudo, entenderá também o que acontece?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Essa foi a minha impressão. Ela “entende” conforme adquire mais poder mágico – da Sakura. Uma questão pertinente é se ela está viajando o mundo para completar seu entendimento do livro, já tendo “usado um pouco” do poder de diferentes magos, ou se só com a Sakura isso está acontecendo, sendo uma espécie de “último passo” antes de … alguma coisa.

cat ultharGato de Ulthar

Só eu senti uma certa similaridade entre a Akiho e o livro e a Naoko e a carta The Create na série clássica?

Vejamos. Pelo que deu para entender, a medida que a Akiho lê e compreende o livro, os eventos que são narrados acontecem na vida real, como as orelhas e rabo de gato que apareceram na Meiling. É provável que os outros acontecimentos que culminaram na captura das cartas transparentes, também foram se desdobrando a medida que a Akiho lê o livro.

Na série clássica, a carta The Create (exclusiva do anime), é também um livro, que por algum motivo acaba nas mãos da Naoko, a amiga da Sakura com tendências literárias. Para quem não se lembra do episódios, Naoko utiliza o livro para escrever uma história de ficção, e cada coisa que ela escreve acaba virando realidade, como monstros e afins. A diferença básica reside no fato de que enquanto a Akiho lê a Naoko escreve.

Ah, e ambas não possuem consciência do que estão fazendo.

diego gonçalvesDiego

Eu acho interessante apontar que então a Sakura está de fato meio que criando as novas cartas – aprisionando a magia do livro, talvez. Acho que alguém já tinha falado em algum Café passado sobre como talvez as cartas transparentes não fossem originalmente cartas, mas sim que a Sakura é que estava aprisionando uma magia misteriosa nessa forma.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Não sei quanto vocês, mas eu adoro tramas que lidam com o livre-arbítrio e responsabilidade. Não espero nada muito pesado de Sakura, mas se Clear Card enveredar por algo nesse sentido, acho que já me darei por satisfeito.

E veja só! Logo mais tem novo episódio! Vamos então ficando por aqui e até a próxima!

One thought on “Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 13”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *