Café com Anime: “Cardcaptro Sakura: Clear Card Hen” episódio 12

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

O primeiro cour chegou ao fim, e Sakura se mostrou um dos animes mais consistentes dessa temporada. E o décimo segundo episódio fecha o ciclo com chave de ouro. Confiram!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Aê! Esse é meu garoto! Shoran mostrando que não é um zero à esquerda!

É isso então, meus caros. Sakura chegou ao fim do primeiro cour. Nem todas as nossas expectativas se concretizaram, mas penso que tivemos um episódio a altura. O que vocês acham?

cat ultharGato de Ulthar

Eu gostei desse episódio, o Shoran está se mostrando um personagem interessantíssimo! De todas as personagens que deram as caras tanto no anime clássico como nesse, ele foi o que mais mudou!

Lembram como ele era lá trás? Um moleque esquentado e que não levava desaforo para casa, agora é um rapaz bastante maduro, claro que parte disso se deve à sua preocupação com a Sakura, mas lembramos que lá atrás ele também tinha suas preocupações e era muito mais imaturo.

A cereja do bolo foi o novo poder do Shoran, aquilo foi demais! Mesmo não possuindo cartas sua magia é muito poderosa, conseguindo dominar uma Carta Clow facilmente.

Só resta saber que tipo de poder ele usou, pelo o que deu para ver, ele utilizou uma bolinha de luz e recitou uma magia, mas, sem dúvidas, é um tipo de magia muito mais poderoso do que aquelas de invocação dos deuses através dos papeis.

E já deu para entender que é a Akiho a pessoa mascarada misteriosa né?

E também, se deduz que ela realmente não sabe de nada o que está acontecendo, o que atesta sua inocência.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Com certeza. A conversa inicial entre ela e o Kaito insinuou que ela está “compartilhando” o sonho da Sakura. Interessante que, segundo a própria Akiho, ela está fazendo isso sem saber. O próprio design da figura mascarada aponta a isso. Vocês perceberam como ela parece quase uma boneca vazia, erguida pelo chifre daquele bicho feioso?

Um bicho feioso que fala com a voz dela! Desconcertante

diego gonçalvesDiego

Eu me pergunto o que a Akiho “vê” durante o seu sonho. Ela diz que não sabe a pessoa com quem está falando, o que indica que ela não vê a Sakura. Talvez ela também veja algum tipo de figura mascarada no lugar da Sakura?

E ainda: a conversa entre ela e o Kaito ficou um pouco ambígua no que diz respeito a como eles encaram esses sonhos dela. Como apenas sonhos de fato, ou talvez como algo mais?

E se for esse algo mais, talvez a Akiho bem saiba que o Kaito é um mago (talvez ela própria seja também, mas em treinamento)? Teorias, teorias.

Sobre o Shoran, eu acho interessante que ele ficou bem ressentido de ter de usar aquela magia. Aposto que foi algo que o Eriol ensinou e que ele não queria usar para não ter de responder onde ele aprendeu ela.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu fiquei bolado com essa cena. A reação dele realmente foi estranha. É como se ele soubesse que correu um risco ao usar a magia. E aquelas palavras misteriosas que ele murmurou? Por cat ultharque será que o anime quis deixá-las em segredo?

Gato de Ulthar

Se for só para criar suspense e não ter nenhum significado maior eu ficarei muito puto! Mas a CLAMP não costuma deixar furos tão grandes, então eu vejo que é possível que seja uma magia poribida, ou uma técnica perigosa que possa sair do controle.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Sempre disse que a figura mascarada era a Akiho :stuck_out_tongue: E que ela provavelmente não sabia, e que aquilo tinha a ver com os sonhos dela também.

A voz … ficou com a impressão que a voz saiu do dragão, Vinicius? Para mim saiu da própria figura mascarada, só ocorreu de o dragão aparecer ao mesmo tempo e ter aberto a boca – para engolir a Sakura, não para falar.

Da conversa que ela teve com o Kaito eu depreendo que ela irá descobrir que quem está vendo em seus sonhos é a Sakura antes da Sakura descobrir que ela é a figura mascarada. E aí dá-lhe drama, porque ela não sabe de nada, portanto é facilmente manipulável.

O que mais … a magia do Shoran deve ter sido algo perigosa mesmo. E a súbita síndrome de sono do Kero talvez indique outra coisa que já foi especulada: o poder da Sakura está sendo drenado.

diego gonçalvesDiego

Ah, o Fábio trouxe um ótimo ponto: o sono do Kero. De fato também fiquei com a impressão de que o anime está tentando nos dizer que a magia da Sakura está acabando. Fosse só o Kero indo pra cama cedo ainda seria normal, mas a fala da Sakura de que já tem um tempo que ele vem dormindo mais foi muito suspeita.

cat ultharGato de Ulthar

Lembrando que esse recurso já foi utilizado no anime clássico, só que daquela vez era o Yukito/Yue que sentia muito sono e muita fome, em virtude de que o poder mágico da Sakura não era o suficiente para o sustentar, pois ele tirava seu poder mágico da lua, a qual não produz luz, só recebe de outros, por isso o Kero não sofria nenhuma alteração, já que representava o Sol, o qual produz sua própria energia.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Talvez agora que as cartas originais sumiram o Kero não “funcione” mais de forma autônoma?

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Sim, provavelmente ele depende da magia da Sakura. Bom dizer para ele parar de transformar em Leão para hangouts via Skype! Aquilo sem dúvida não está ajudando:grin:

Já ia me perguntar se o Yue não sofreria algo parecido, quando me lembrei de toda a concessão do Touya na série original. Na certa ele está subsistindo com a sua energia agora que a Sakura não é capaz de prover a ele. O que me faz pensar se não é por causa disso que o Touya anda tão sério….

Bora fazermos uma retrospectiva do que vimos, então? O diretor americano Howard Hawks certa vez disse que o segredo para um grande filme é ter “três cenas ótimas e nenhuma ruim”. Pois bem, quais, na opinião de vocês, foram as três melhores cenas de Clear Card até agora? E qual foi aquela que vocês gostariam de esquecer?

cat ultharGato de Ulthar

Três melhores cenas? Difícil pergunta, odeio listar coisas :stuck_out_tongue: Mas vamos tentar. Não sei se são as melhores, mas são três de que gostei bastante:

1 -A captura da Sakura no aquário.

2 – O novo poder do Shoran.

3 – E novamente, o encontro do Shoran e Sakura no aquário.

Não digo que haveria uma cena que eu gostasse de esquecer, mas a cena que menos me caiu bem foi a captura da carta que grava cenas, onde apareceu o Beethoven fazendo pose.

diego gonçalvesDiego

Eu realmente não consigo fazer uma lista do tipo, minha memória é péssima pra cenas isoladas Mas talvez destacasse as capturas mais “dinâmicas”, como a captura da Sono e Labirinto, a própria captura da espiral que o Gato destacou, e algumas outras.

Já cenas que eu gostaria de esquecer… francamente, eu não tenho nenhuma não. Sakura é um anime bem gostosinho de assistir, não tem nenhuma cena que tenha me ofendido ou me irritado.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Acho que pra isso funcionar a gente precisa lembrar das cenas depois, né? Enfim, minha memória não vai tão longe assim também não. Gosto bastante da animação de encerramento, isso conta? Hahaha

Mas sem dúvida não teve nada suficientemente ruim para eu me lembrar para sempre também. É um anime agradável de se assistir, sempre.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu amei o encerramento. Um dos melhores da série até agora, atrás apenas de “Honey”.

O episódio do aquário, do começo ao fim

E SAKURA E SHORAN NAMORANDO

Ok, eu sei que tecnicamente isso faz parte do episódio do aquário. E que, tecnicamente, eu já falei isso antes. Mas não importa! Foi aquela cena que fez valer o cour

Bem, não adianta chover no molhado. Vamos entrar de coração aberto no próximo cour e ver o que ele nos traz

Até daqui a pouco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *