Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 9

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

Eu não achava que A Carta Selada perderia o troféu de melhor cena de ação da franquia. O episódio dessa semana me provou errado. Junte-se a nós enquanto examinamos tudo o que o nono capítulo da temporada fez de certo.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Há quem diga que esse foi o melhor episódio do arco Clear Card até agora. Eles estão errados. Esse foi um dos melhores episódios de toda a série, desde as aventuras originais da Sakura.

Não consigo sequer começar a listar tudo o que adorei nesse episódio. E também nem quero. A palavra é de vocês. Ficaram pouco arrepiados ou muito?

cat ultharGato de Ulthar

Não sei se foi um dos melhores de toda a série, mas que foi muito bom, isso foi. Engraçado como a Sakura nunca consegue ir ao aquário sem acontecer nada de esquisito… É melhor ela procurar outro local para os seus encontros, porque este não dá mais :stuck_out_tongue:

E sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores capturas de carta protagonizada pela Sakura, com uma sequência de ação muito bem dirigida. A Sakura mostrou todos os seus dotes como cardcaptor neste episódio, além de demonstrar sua boa e velha agilidade de líder de torcida.

A cereja no bolo foi a ajuda do Shaoran, finalmente o pirralho se mostrou útil! E foi justamente ele que “derrotou” a carta para que a Sakura a capturasse. Lembrando que ele nunca havia usado o golpe do “deus do gelo”, pelo o que me lembro ele somente havia usado o do trovão, do fogo e do vento.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eu quero ver os arcos flamejantes dos peixes-lua, parece uma atração muito mais emocionante!:open_mouth:

Bom, o episódio foi emocionante, então tudo bem eles terem ido assistir os pinguins Será que agora o Shoran vai se livrar de sua síndrome de inferioridade? Ele viu em primeira mão como a Sakura também não sente nada dessas cartas, ela apenas percebe que coisas estranhas acontecem ao redor dela (e algumas, como a desse episódio, nem tem como não perceber). E o que será que a Carta Espiral faz além de voar por aí como se fosse uma mola maluca?

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Essa foi uma cena de ação para calar a boca de qualquer hater. Lembrou-me dos combates aéreos do filme A Carta Selada ou a captura da carta Flecha no longa Sakura em Hong Kong.

E falando em Hong Kong, o Li de fato aprendeu uns truques novos. Esse é um desenvolvimento inédito para ele, que só mostra que, de todas as personagens, ele é a que mais visivelmente cresce. Eu realmente espero, tal com o Fábio, que ele use isso de deixa para melhorar sua auto-estima. E, de quebra, seguir o conselho da Meiling e tomar a dianteira dos seus sentimentos!

diego gonçalvesDiego

Eu realmente amei esse episódio. Teve o melhor timing cômico de Clear Card até aqui, e teve uma excelente sequência de ação que ainda serviu para desenvolver um pouco mais o Shoran.

É difícil achar qualquer coisa pra criticar nesse episódio (embora não duvide que alguém vai achar algo… oh bem). Mas acho que o mais curioso pra mim foi a carta em questão não ser uma Watery buffada, mas sim algo completamente diferente. O que tem me feito pensar: tirando Gale e Flight, as cartas que a Sakura anda pegando tem praticamente nada a ver com as antigas, não é mesmo?

E teve um comentário do Shoran que me chamou a atenção, quando ele diz que algo de estranho acontece e a Sakura transforma aquilo em uma carta.

E se na verdade essas “coisas” não forem cartas originalmente, mas sim é a Sakura, com o seu poder, que está transformando essas “forças sem mestre” em cartas?

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

É uma boa ideia e que casa com algo que já falamos aqui antes. A Sakura pode estar usando seus poderes (conscientemente ou não) para mudar a realidade em seu entorno.

Vai ver, é assim que magos com o Clow “criam” seus feitiços em primeiro lugar. Identificam uma anomalia ao seu redor e o traduzem para um formato que lhes seja inteligível.

cat ultharGato de Ulthar

Talvez (muito provável) essas anomalias tenham surgido daquele livro misterioso da biblioteca da Akiho. Não seria muito improvável dizer que o Kaito ensinou a Akiho a ler aquele livro para ela fazer invocações de magias sem se dar conta disso. Pode ser que ela seja inocente de tudo.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu estou muitíssimo curioso para ver a parte da Akiho em tudo isso. Sobretudo no próximo episódio, em que a Akiho será, aparentemente, a vítima da próxima carta.

Dito isso, não tenho como deixar de comentar que o episódio mais forte de Clear Card até agora deu zero espaço às personagens novas. Não acho que uma coisa tenha relação com a outra.

A Akiho tem se mostrado uma boa adição – e o Kaito promete fazer igual. Mas confesso que senti um feitiço se dissipando ao topar com a prévia e me lembrar que estamos em 2018. Esse episódio concentrou tão bem tudo o que Sakura tem de melhor que me senti, por um instante, assistindo novamente à série original.

cat ultharGato de Ulthar

Também tive essa impressão, foi o episódio mais “nostálgico” por assim dizer, ainda mais pelo fato da Sakura já ter vivido uma experiência semelhante no aquário antes.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

A Rebecca Silverman do ANN disse que a vibe nostálgica deixou o episódio com cara de “requentado”. Eu discordo. Acho que esse foi o primeiro episódio de Clear Card a usar ativamente sua bagagem, em vez de simplesmente reconhecer o passado que homenageia.

Agora de verdade o que eu mais gostei no episódio?

O Fábio já comentou aqui antes como Sakura e amigos agem como crianças autênticas. Agora olhem para ela e o Shoran quando estão juntos. Olhe para a forma como a Sakura começa a rir e a dançar sozinha quando sai de casa.

Não sei se vocês se lembram das dates que vocês tiveram nessa idade, ou se já viram jovens de 12 saindo juntos, mas é assim mesmo que pré-adolescentes namoram.

Sakura e Shoran são mágicos, mas eles são críveis. Eu me imagino encontrando esses dois no aquário do Japão, enquanto procuro direções ao show dos pinguins. Eu me imagino sendo esses dois (e é por isso que gostava tanto desse anime quando tinha a idade deles)

Puta que pariu, Sakura e Shoran namorando de verdade! Quão legal é isso? É para isso que eu vivi nesses últimos 15 anos!

diego gonçalvesDiego

Eu não fico tão entusiasmado quanto o Vinicius, mas de fato é bonitinho ver os dois saindo rs.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Ainda não estão namorando “de verdade”! O aquário estourou quando o Shoran ia pedir a Sakura em namoro (debaixo do nariz do Touya!)

cat ultharGato de Ulthar

Sim, a declaração no final do da história clássica serviu apenas como uma promessa de relacionamento, nada concreto ainda.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Crianças de 12 anos namorando, e eu aqui sozinho Só tive meu primeiro namoro aos 17, aliás!

cat ultharGato de Ulthar

Pois é! Crianças precoces, e ainda por cima podem usar magia!

buniiito4Fábio “Mexicano”

Acho que foi isso que me faltou :smile:

 

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Ah vá. Eu sei que no Japão (ou, pelo menos, na mídia japonesa) as coisas são mais cerimoniosas. Mas pô, eles estão juntos na date. Vermelhos. Na minha cabeça é namoro sim senhor. E aposto que na cabeça dos dois também.

Mas já que vocês, como os roteiristas, gostam de fazer as coisas by the book então me digam: vocês esperam uma grande pompa e circunstância para o futuro desse namoro? Acha que teremos uma nova cena do elevador, quando Eriol forçou o Shoran a admitir seus sentimentos pela Sakura?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Ela tá em cima de uma bola rosa?

Bom, acho que a coisa não vai vir de fora, quando vier. Está mais do que claro que os dois estão a sério e super afim – mas estão também super tímidos e isso que está segurando eles. E talvez tenha algo a ver com a trama principal do anime, de alguma forma meio tangente.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Mal aí. Acho que esse foi exclusivo do anime, haha.

Bom, recapitulação para aqueles que só leram o mangá: a Sakura e o Shoran vão para um festival de ursos de pelúcia e ficam presos em um elevador. Em dado momento, o elevador despenca, uma das paredes some e a Sakura cai no fosso

Tudo, claro, é uma artimanha do Eriol para a Sakura transformar suas cartas. E funciona: ela transforma a carta flutuar (que é esse balãozinho).

Mas o grande crescimento é do Shoran. Quando a Sakura cai, ele berra em desespero. Quando a vê sã e salva, se permite um abraço, o primeiro gesto de afeto para com ela.

E, como não podia ser diferente a um anime dos anos 1990, tudo é celebrado por um insert song e um clipe.

diego gonçalvesDiego

Sobre o relacionamento dos dois, eu não realmente espero muito avanço, ao menos no sentido físico. Se o anime terminar com os dois de mãos dadas sem ficarem vermelhos feito um pimentão eu já me dou por satisfeito

cat ultharGato de Ulthar

Penso como o Diego, não é necessário, nem combina com o tom da série, que os dois vão aprender coisas que um casal se faz na intimidade. A Sakura já se tocando que está namorando já está de bom tamanho.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Bom, independente de quanto os dois avancem como namorados, é inegável que o Shoran, pessoalmente, está evoluindo e muito.

Como o Gato bem disse, é a primeira vez que ele usa o golpe do Deus do Gelo. Eu confesso que isso foi algo que me incomodou um pouco conforme a série original se aproximou do fim. Sakura se tornava cada vez mais poderosa, com um baralho enorme cheio de truques. Shoran, por outro lado, tinha de se contentar com quatro poderzinhos elementais, que por si só eram mais fracos que as Cartas Clow.

As contribuições dele para a Sakura começaram a se tornar menos efeito da magia que das habilidades intrínsecas dela. Me vêem aqui à mente aquele episódio da carta Gêmeos de que já falamos, quando ele e a Meiling usam Kung Fu para capturá-la.

Como vocês vêem o crescimento do Shoran daqui para a frente? Acham que ele mostrará mais truques (como o golpe do Deus do Gelo ou a espada)? Já vimos em um dos episódios passados que ele estava usando sua tábua para algum tipo de divinação.

buniiito4Fábio “Mexicano”

A Sakura continua sendo a protagonista, né? Acho que o Shoran não vai muito além em termos de poderes, mas se for mais confiante e estiver mais presente vai poder ajudar mais a Sakura.

cat ultharGato de Ulthar

Eu acho os poderes elementais dele bem fortes, o de gelo do episódio passado foi capaz de dominar uma carta transparente. E acho que ele pode e vai evoluir seus poderes, mas claro, a Sakura é a protagonista, como bem apontou o Fábio.

diego gonçalvesDiego

Considerando que ele já mostrou dois novos poderes (o do gelo e o de invocar sua espada), acho que há sim um esforço do anime em mostrar que ele também se desenvolveu, então espero ver mais novas habilidades dele daqui pra frente (se bem que eu não lembro de nada do original, então praticamente qualquer coisa que ele fizer vai ser nova pra mim )

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Dito isso, não sei se o próximo episódio será o melhor para pôr essa impressão à prova. Como pudemos ver na prévia, será a Akiho, não o Shoran que tomará os holofotes.

Falando nisso, e a Akiho, hein? Finalmente tombando vítima de uma das cartas? Será que ela é mesma a inteligência por trás de tudo?

Bom, não vamos nos antecipar. Até o próximo episódio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *