Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 8

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

As peças do quebra-cabeça começam a se juntar. Sakura & Cia estão de volta à mansão do Eriol, que mostra guardar ainda muitos segredos. E um livro muito curioso parece indicar confusões pela frente nesse oitavo episódio da saga da nossa cardcaptor.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Aêee rapaz! Shoran finalmente tomou a dianteira no romance mais esperado da temporada! Sei que ele e a Sakura estão na sexta série, que a mídia japonesa pede certa modéstia e tudo mais, mas poxa! Já estava na hora de rolar uma date.

Parece que as engrenagens finalmente começaram a se mover (com o perdão do trocadilho). Akiho se mudou mesmo para a casa do Eriol, trazendo junto uma biblioteca maior que a Bodleiana de Oxford. Um dos livros é um pastiche do C.S. Lewis escrito numa língua misteriosa, completando a série de referências que eu não esperava ver.

E tivemos a oportunidade de rever a Ruby Moon, de quem todo mundo já tinha se esquecido.

Não fique triste, Nakuru. Vida de coadjuvante é difícil mesmo. Pelo menos você não é o Prof. Terada.

cat ultharGato de Ulthar

Episódio bastante revelador! Acho que não há dúvidas de que a Akiho seja uma Card Captor ou que pelo menos esteja envolvida em toda essa confusão com as cartas transparentes. É muito provável que as novas cartas tenham saído do livro misterioso já mostrado acima, da mesma forma que as Cartas Clow se espalharam por Tomoeda muito tempo atrás.

E não boto a minha mão no fogo pelo Yuna D. Kaito, aquele jeitinho prestativo e educado sempre esconde as piores intenções. Não seria demais sugerir que ele esteja manipulando a Akiho em algum complô maligno.

E gostei bastante de ver a Nakuru, gostava bastante dessa personagem no anime original.

diego gonçalvesDiego

Eu imagino que o Kaito seja algum equivalente do Yue, tal como aquele coelho da Akiho deve ser um equivalente do Kero. Mas quero ver como o anime vai encaixar mais um set de cartas e uma outra cardcaptors dentro da lore do universo. Uma imitação das cartas do Clow, talvez?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Teoria: a Sakura apaga cada vez que a Akiho lê um trecho de seu livro. E uma carta é criada ou solta ao mesmo tempo. Nessa hipótese, não é necessário que a própria Akiho seja uma cardcaptor, pode ser apenas alguém sendo usada – alguém escolhida a dedo por ser muito parecida com a Sakura. No pior caso, alguém criada para ser muito parecida com a Sakura.

Kaito e Momo podem ser guardiões de um conjunto inexistente de cartas, que trabalham para cardcaptor nenhum. E esse plano realmente é para usar o poder mágico da Sakura criando novas cartas e, talvez no final, uma nova cardcaptor, submissa a eles.(editado)

cat ultharGato de Ulthar

Eu ainda acho que o Kaito não é um guardião, ele me parece muito manipulador para isso, penso que ele seja um mago poderoso ou algo do tipo.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu amo a hipótese do Fábio. Sakura seria ela própria um peão de uma vontade superior. De fato não me parece que a Akiho seja uma “cardcaptor”. Aliás, se vocês se lembrarem, “cardcaptor” é uma palavra inventada pelo Kero para motivar a Sakura. Não é algo oficial como as senshi de Sailor Moon.(editado)

Esta, diga-se de passagem, sempre foi uma das grandes peculiaridades de CCS. A Sakura não é uma garota mágica stritu sensu. Ela é uma maga, herdeira de um mago, num sentido quase RPGístico da coisa. As coisas que ela faz que a aproximam das mahou shoujo são todas brincadeiras metanarrativas: ela faz coreografia porque é líder de torcida. Ela veste fantasias porque a amiga dela é uma fashionista. Ela é uma “cardcaptor” porque o familiar dela é viciado em games.(editado)

Nesse sentido, não se surpreenderia se a Akiho fosse outra maga (ou uma agente/ferramenta de um mago) com uma agenda própria.

Só tenho certeza de uma coisa: aquela visita toda da Akiho está muito suspeita. É como se ela estivesse estudando a Sakura para dar o bote. A cena em que ela insistiu em ver o Kero me lembrou da cara de pau do Coronel Hans Landa do filme Bastardos Inglórios.

diego gonçalvesDiego

Por algum motivo a ideia da Akiho estar sendo usada por quem quer que seja simplesmente não me parece combinar com o anime. Digo pelo próprio histórico da obra: até aqui Sakura nunca teve um vilão vilão mesmo, apenas pessoas que a testaram e desejavam vê-la crescer como maga. O mais próximo que a franquia já teve de algo assim foi a carta do filme da carta selada, que no fim das contas era apenas uma criatura solitária.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Ah, sem dúvida. O “Vilão”, seja ele quem for, com certeza será um serzinho solitário que sofria bullying na adolescência (ou coisa do tipo). Mas não acho isso incompatível com a ideia de que Akiho possa ser ferramenta (ou aliada) de alguém.

Ambos os filmes trouxeram vilões “egoístas”. O primeiro longa, Sakura em Hong Kong, teve aquela bruxa mal amada. A Carta Selada teve a carta selada, como você bem disse. Embora nenhum dos dois seja necessariamente canônico, não achei que romperam com o tom da série.

Dito isso, eu acho que a Akiho tem alguma coisa a ver com a Nadeshiko, a mãe da Sakura. Talvez seja uma reencarnação, tal como o Eriol para com o Clow Reed. Olha só: elas têm o mesmo cabelo:

Resultado de imagem para nadeshiko kinomoto

Ok, essa é a Nadeshiko fazendo cosplay de Mercy do Overwatch. Não tem nada a ver, mas é uma imagem muito boa. Não deu para desperdiçar :stuck_out_tongue_closed_eyes:

buniiito4Fábio “Mexicano”

Em uma reviravolta que com certeza foge do tom da série, a Akiho pode ser a reencarnação-mágica da mãe da Sakura para o específico propósito de criar alguém semelhante à Sakura para … objetivos malignos quaisquer que sejam. Não fizeram questão de dizer num episódio aí que a Sakura estava ficando “igualzinha” a mãe? Então.

cat ultharGato de Ulthar

E todo mundo fala, até a própria Sakura, que ela é parecidíssima com a Akiho, até os nomes são parecidos…

Mesmo que fuja com o tom da série, vou manter a teoria de que o Kaito seja um mago do mau! Ou pelo menos interesseiro.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Esse Kaito também não me engana. Ele é perfeito demais. Parece até um butler de maid café

Mesmo que ele seja só uma criatura – par do Yue e da Ruby Moon – acho provável que seja interesseiro ou temperamental de alguma forma. Em Sakura, os guardiões antropomórficos do Clow sempre tiveram uma personalidade forte. Será interessante acompanhar que tipo de relação ele tecerá com a Sakura. Considerando que o próprio Yue, antes um mal-humorado de carteirinha, se tornou seu BFF

E falando em Sakura, como vocês enxergam nossa heroína? Não digo aqui em sua trajetória mágica, mas naquilo que realmente importa: sua vida amorosa? :heart_eyes:

Sakura chamou o Shoran para um encontro. Desde a rejeição que levou do Yukito, se bem me lembro, ela não fazia algo do tipo. Vocês acham que o relacionamento avançara no curso dessa temporada? Se sim, acha que veremos algum progresso ainda nesse cour?

diego gonçalvesDiego

Se irá avançar eu não sei, mas eu fico feliz de ser a Sakura a mais ativa na relação. É sempre ela que dá os primeiros passos e tals. De um lado é compreensível o Shoran não o fazer: menos que envergonhado, ele tem bastante coisa na cabeça, com a preocupação pelas novas cartas e servindo de espião do Eriol. Mas de outro é legal que seja a heroína a ir ditando os passos da relação.

cat ultharGato de Ulthar

É um namoro um tanto “sui generis”, o que é natural, ambos são muito novos e não possuem nenhuma experiência de vida nesta seara. Contudo, chega a ser um pouco irritante a total inocência da Sakura, que não entende a mínima insinuação do Shoran. Teve até um episódio passado que a Meilin insinuou que Shoran estava em Tomoeda porque queria ficar perto de alguém, ou algo do gênero, e a Sakura foi incapaz de entender a situação. Como o Quero mesmo disse, ela é uma cabeça de vento. Foi de se pensar que ela nunca iria levar o namoro para frente, mas até que está tomando juízo e convidou o Shoran para algo.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eu não me irrito não, até acho os dois precoces para a idade. E esse anime é mais sobre a Sakura do que sobre os relacionamentos românticos dela. É fantasioso e realista na medida certa para a idade da protagonista e do público-alvo(editado)

cat ultharGato de Ulthar

Acho que nem me expressei direito, seria algo como um “querer estrangular a Sakura por não prestar atenção ao mundo ao seu redor”.

Ah não, acho que ficou pesado demais….

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Sei lá, talvez sejam as diferenças culturais, mas eu acharia normal se a Sakura e o Shoran ficassem mais, digamos, próximos. Não digo que precisem dar uns amassos debaixo da escada, mas eu os imaginaria conversando, andando de mãos dadas, almoçando juntinhos (a sós).

Ou nem isso. Vejam a Chiharu e o Yamazaki, por exemplo. É subentendido desde a série original que os dois namoram. E você percebe, nas cenas em que estão juntos, que eles estão de fato juntos. Eles são o típico retrato daquele casal na nossa época da escola que namoram desde sempre e estão muito seguros com os seus sentimentos.

Sei que para a Sakura e o Shoran isso ainda é bem menos natural, mas pôxa! Olha só o que os dois enfrentaram juntos! Duvido que o Yamazaki tenha ajudado a Chiharu a derrotar a encarnação do mago Clow

cat ultharGato de Ulthar

Nem é possível simplesmente dizer que os dois estão namorando.

Parece que se tornou mais um compromisso para o futuro do que algo concreto no presente.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eles nem sabem o que é namorar, deixem as crianças aprenderem no ritmo delas, pô :stuck_out_tongue:

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Ok, as crianças eu entendo. Mas agora me expliquem: e o Touya e o Yukito?

Os dois são universitários. Poderiam estar vivendo sozinhos, mas Touya continua morando com os pais e o Yukito morando na casa do avô!

Jura que essa é a ideia de “fun” dos universitários japoneses?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Ah, o Touya tem um vínculo forte com a família, né? É até divertido ver ele zoando a Sakura só pra perturbar ela e ao mesmo tempo mascarar a preocupação que tem. Não acho que ele deixará tão cedo o pai e a irmã sozinhos.

diego gonçalvesDiego

Acho que o Touya se preocupa demais com a família pra ir morar sozinho, de fato. Fora que o garoto só sabe fazer bicos, capaz de nem ter grana o bastante pra alugar se quer uma caixa de papelão, que dirá um apartamento ou mesmo comprar uma casa :stuck_out_tongue:

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

É, o mar não está para peixe. Nem para shipping. Vamos ver se algo muda até o final desse cour, ou se teremos de deixar para nossa imaginação.

Até a semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *