Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 7

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

E veja só! Sakura ainda não assumiu a cronologia de Tsubasa, mas tivemos o maior easter egg até agora. RAITEI SHOURAI nunca foi tão incrível de se ouvir como nesse sétimo episódio de Clear Card!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Aaah! O fanboy dentro de mim está tendo um treco! Shoran demonstra o mesmo poder de Tsubasa Li, seu descendente remoto de Tsubasa Chronicles!

Que episódio! Depois de dois capítulos de marasmo, tivemos uma dose de magia para não fazer feio à série. Sakura aprende a usar suas cartas de uma maneira super criativa, perseguindo Flight sobre um jardim que parece as Tulherias em Paris.

E a Tomoyo resolve fazer cosplay de Mami de Madoka, because why not?

cat ultharGato de Ulthar

Esse foi um episódio bem legal. Também achei muito maneiro o Shoran exibindo seus poderes! Claro que no clássico ele também podia utilizar os ataques de raios entre outros, mas tirar a espada da mão demonstrou uma evolução do seu poder. Só uma pena que suas habilidades não foram necessárias. já que a carta era pacífica, mesmo que brincalhona e fujona.

diego gonçalvesDiego

Gostei bastante do episódio. Foi divertido de acompanhar, e acho que o que mais gostei foi a clara personalidade da nova carta. Ficou evidente que essas novas cartas são também vivas, cada qual com sua própria personalidade, tal como eram as cartas Clow.

E mostrar o Shoran pelo menos tentando fazer algo foi uma maneira legal de evitar que ele se torne apenas outro espectador, papel esse que a Tomoyo já cumpre muito bem sozinha.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Não sei se todas as cartas são assim, mas de fato foi a primeira que agiu como uma Carta Clow de verdade.

E acredito que essa relegação do Shoran ao segundo plano é algo que não passou batido nem mesmo a ele. Até agora, imaginei que sua estranheza fosse sinal de que estava mancomunado com o poder por trás das cartas. Entre esse e o último episódio, no entanto, acho que ela está se sentindo inútil.

De deuteragonista da série antiga, ele foi relegado ao escanteio. Para todos os fins, é só mais um coleguinha da Sakura, sem nenhum conhecimento ou poder capaz de ajudá-la. Nem mesmo quando tenta!

cat ultharGato de Ulthar

Que o Shoran sabe em partes o que está acontecendo com a Sakura, isso ele sabe, como já ficou bem demonstrado com suas conversas com o Eriol. A questão não é, como o Vinicius levantou, que ele não queira ajudar a Sakura ou simplesmente prejudicá-la. Talvez ele nem saiba ao certo a natureza desse poder, pode ser algo novo tanto para ele como para o Eriol.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Vocês lembram de quando o Shoran apareceu na série original? Ele era um sujeito arrogante, metido a sabe-tudo, que achava a Sakura uma fracota. Depois de ser enfiado no bolso durante o Juízo Final ele ficou mais humilde, mas ainda assim se colocava como um parceiro (senão como um igual) perante a Sakura.

Agora, no entanto, ele é definitivamente um coadjuvante. Para alguém como ele, isso deve de fato ser angustiante. O fato de ele ter sentimentos para com a Sakura e querer protegê-la e ajudá-la só deve agravar a situação.

Shoran é talvez a grande exceção da série até agora. Enquanto que a maioria das personagens continua na mesma sintonia, ele parece estar evoluindo. A exibição de seus poderes é apenas o sintoma mais forte.

buniiito4Fábio “Mexicano”

O Shoran totalmente usou o poder ali só pra mostrar que aprendeu um truque novo, né? Quero dizer, não havia nenhum perigo à vista, tinha uma carta se escondendo por ali, mas nenhum sinal de perigo verdadeiro. E a Sakura se saiu muito bem sozinha (ou com a ajuda da Tomoyo – toma essa, Shoran!) em outras situações mais apertadas. Não estou criticando o garoto não, eu totalmente entendo ele.

Achei divertido ver a Sakura usando as cartas também. Especialmente a Gravidade. Quando vi, pretendia em meu primeiro comentário aqui falar sobre como o uso criativo da Gravidade supria a falta da carta Vôo, mas logo ficou claro que era justamente atrás da carta Vôo que a Sakura estava, e tudo fez sentido de uma forma um pouco diferente.

diego gonçalvesDiego

Acho que a criatividade no uso das cartas é um dos elementos que mais ando gostando nesses últimos episódios do anime. Temos aqui uma Sakura que sabe muito bem o que está fazendo, e que também parece saber bem como usar de seus novos poderes.

Um sério problema em “revivals” num geral é a possibilidade de meio que “resetarem” os personagens, como que apagando todo o desenvolvimento que tiveram até então (Digimon Adventure Tri sofreu e sofre justamente disso, aliás), mas Sakura vem mostrando que sabe dar continuidade ao que veio antes, ao invés de tentar apenas começar de novo do zero.

cat ultharGato de Ulthar

A Sakura possui uma habilidade intuitiva muito bem desenvolvida. Mesmo que ela não treine magia nem nada do tipo, ela consegue utilizar o potencial das cartas em seu máximo de maneira totalmente natural. Por exemplo, como ela sabia que a carta cerco poderia ficar transparente, expandir-se e fazer outras coisas como foi vista em episódios passados? Neste episódio também mostrou sua destreza no uso da carta da gravidade.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu confesso que fiquei bastante impressionado com isso também. Aliás, ela mostrou que a carta gravidade pode se tornar uma ferramenta poderosíssima. Ela me lembrou aquelas magias de crowd control em RPGs, que permitem juntar, separar ou prender inimigos no lugar. As possibilidades são inúmeras, e posto que Sakura não é um anime de batalhas stritu sensu, o rol de ações em que pode ser aplicada é imenso.

Espero coisas similares da carta Record. Não descarto a possibilidade da Sakura usá-la como uma versão “dos pobres” da carta Espelho, fazendo clones dela mesma para distrair oponentes.

Técnicas de combate à parte, esse episódio também nos trouxe uma das maiores bombas até agora. Pelo visto, a Akiho está morando na mesma casa do Eriol durante sua estada no Japão. E o seu hasubando misterioso não é um clone do Prof. Terada, mas (pasmem!) um moleque moreno com a cara do Eriol crescido!

O que vocês pensam disso?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Depois do episódio anterior dizer com todas as letras indiretas que a Akiho é uma cardcaptor, isso nem é tão surpreendente assim. Vai ver o CLAMP vai tsubasar mesmo e ela seja sei lá, o Watanuki da Sakura de alguma outra dimensão (TOMARA QUE NÃO).

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Não foi nessa mesma casa em que estava escondida a Carta Selada do segundo longa? Talvez eles reaproveitem a ideia de ela conter algum segredo.

cat ultharGato de Ulthar

Quanto ao “cuidador” da Akiho, ele já é cotado na lista de personagens, seu nome é Yuna D. Kaito. Aparentemente nada demais pode ser extraído desse nome, a não ser que ele seja um parente de Fai D. Flowright, um dos protagonistas de Tsubasa. Tudo depende do que o “D” significa nos dois nomes.

A semelhança dele com o Eriol também é interessante, será que o Clow se dividiu em mais pedações do que queria?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Pode ter a ver com Vontade de D. também, de One Piece.

Mentira, isso eu acho que não pode não.

cat ultharGato de Ulthar

Eu acho um tanto difícil também:stuck_out_tongue:

 

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Saudade de quando a CLAMP fazia personagens de nomes “fáceis”, como Clow Reed (de [Aleister] Crowley) e Li Syaoran (de Lǐ Xiǎolóng, um dos nomes chineses do Bruce Lee).

diego gonçalvesDiego

Como alguém que não costuma assistir previews (eu normalmente paro de ver qualquer anime logo que começa a tocar a ending x_x) eu vou dizer que fiquei completamente perdido no assunto mais recente :smile: Mas considerando o que vocês falaram, de fato fica cada vez mais evidente que a nova garota é outra cardcaptors. Só é engraçado que isso não explicaria porque as cartas da Sakura ficaram transparentes.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Caiu cândida em cima. Deve ter sido o Kero, é não contou até agora pra ninguém.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Falando em cartas transparentes: vocês perceberam que, antes de serem capturas, as cartas aparecem dentro de um cristal? O que vocês pensam disso?

cat ultharGato de Ulthar

Um aspecto para demonstrar que a magia destas novas cartas é realmente algo diverso do que foi visto até o momento.

diego gonçalvesDiego

Eu realmente não tenho nem ideia. Mas vinha interpretando como apenas uma decisão estética, algo bonito e que combina com o tema de vidro quebrando que tínhamos nos sonhos da Sakura.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Cristais combinam com transparência. Essa é toda a minha “pista” até agora.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Pô. Quanto pragmatismo.

Bom, vamos torcer para o episódio de amanhã nos trazer mais material para especulação. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *