Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 6

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

E no episódio de hoje temos… uma nova cardcaptor? Beethoven fantasmagórico? Shoran e Sakura sozinhos numa sala, fazendo “coisas importantes”? Vamos tirar esse história a limpo no sexto episódio dessa nova temporada!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Ok, eu sei que roteiristas têm senso de humor, mas nesse episódio eles passaram dos limites. Sakura e Shoran ficarão sozinhos em uma sala porque “têm outras coisas para fazer”. Calma lá, queridos! Isso não é um mangá do Inio Asano.

cat ultharGato de Ulthar

Vou fazer um trocadilho infame com essa cena, a qual foi totalmente BROXANTE, e não por culpa do Shoran :stuck_out_tongue:

A primeira vez que ele está junto com a Sakura quando aparece uma carta, é uma carta um tanto inútil, o que ela fez além de fazer um barulho de câmera velha? Não ofereceu um mínimo de desafio para ela.

Reformulo pinha pergunta, o que a carta fez além de fazer o Beethoven soltar poderzinho fazendo pose?

buniiito4Fábio “Mexicano”

A carta se chama gravação, deve gravar coisas, sei lá. Beethoven stalker. Para que isso seria útil? Vai saber. Não é como se todas as cartas fossem úteis em primeiro lugar.

Isso de lado, porque não é tão importante assim (a captura da carta foi rápida, no final do episódio, sem desafio nenhum), já dá pra concluir que a Akiho é uma cardcaptor também?

Ela tem um bicho de estimação (será?) como o Kero da Sakura. Tem nome e anda com ela pra cima e pra baixo. E há outros paralelos entre as duas nesse episódio também, especialmente na leitura em sala de aula. A Sakura ficou pensativa depois de sua leitura, enquanto a professora explicava, e quando a professora chamou a Akiho para continuar, as duas pareceram surpresas.

Claro, a Akiho pode só ter ficado nervosa por ter sido chamada, mas esse tipo de “coincidência” não costuma ser por acaso. Vale também mencionar que a Sakura leu o texto na voz de um personagem, e a Akiho continuou a leitura com a resposta de outro personagem ao primeiro.

cat ultharGato de Ulthar

Ainda mais era um texto de Natsume Soseki! Recomendo fortemente esse autor, li um livro muito bom dele, Eu sou um Gato, neste livro, a trama é narrada por um gato, servindo como um meio para o autor ridicularizar a vida da intelectualidade do Japão da Era Meiji.

diego gonçalvesDiego

Se a carta é inútil ou não vai depender de como a Sakura a utilizará no futuro. Mas é verdade que foi uma captura bem fácil, mas imagino que o motivo disso seja porque o ponto desse final foi mostrar a frustração do Shoran em não conseguir ser de nenhuma ajuda, o que foi legal de se ver.

Sobre a Akiho, também fico com a impressão de que ela seja uma cardcaptor, embora permanece a pergunta de de onde teriam vindo essas cartas. Talvez da pessoa que vive com a Akiho? Dito isso, vamos e venhamos que se a Akiho for uma cardcaptors ela não está fazendo um trabalho lá muito bom :stuck_out_tongue:

Agora, uma coisa que eu achei ainda mais curiosa foi a ideia de que os sonhos da Sakura com a pessoa encapuzada poderiam ser uma premonição. Isso foi interessante porque até aqui parecia muito mais a figura se comunicando com a Sakura, não um evento que talvez venha a ocorrer no futuro.

cat ultharGato de Ulthar

Um evento no futuro faz mais sentido com a própria história da Sakura, no anime clássico ela sonhava com a Torre de Tóquio, onde ocorreu seu desafio com o Yue.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Fiquei com essa impressão sobre os sonhos também, e fui procurar os outros sonhos. Não achei nenhum nos episódios 4 e 5, e tô achando que isso é bruxaria. O último foi no episódio 3, quando a Sakura viu que a figura encapuzada tinha a mesma altura que ela.

cat ultharGato de Ulthar

Ela viveu tendo premonições e agora se surpreende! Ela é mesmo muito avoado como todo mundo fala.

Qualquer sonho dela pode ser uma premonição. Deve ser muito chato viver assim.

buniiito4Fábio “Mexicano”

A Akiho ser uma cardcaptor pode ser útil em outra coisa que já discutimos noutro episódio: ela pode estar capturando cartas ao mesmo tempo que a Sakura. Aí não precisamos ver todas as capturas, o que pelas nossas contas levaria quase o anime inteiro, em algum momento as duas podem simplesmente juntar as cartas todas.

cat ultharGato de Ulthar

A pessoa que cuda da Akiho também é um grande mistério, ela não fala se é um parente ou um amigo, nem se é humano.

Acho que parte do mistério reside nesta pessoa misteriosa.

diego gonçalvesDiego

Talvez seja a reencarnação de um rival do Clow, que decidiu criar as próprias cartas, mas ai acidentalmente a Akiho espalhou elas pelo mundo, e é por isso que ela viajou por diferentes países já… O que talvez desse uma fanfic legal, mas duvido ter passado se quer perto kkkkkkk

cat ultharGato de Ulthar

Acho que a pessoa misteriosa é o professor Terada que aliciou a Akiho.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Rival do Clow é o … Feng Shui, sei lá, de Tsubasa, não é?

Gato já quer criar spin-off harém lolicon do Professor Tarado

diego gonçalvesDiego

Já devem ter doujinshis disso…. (o Café com Anime não se responsabiliza por aqueles que forem procurar)

cat ultharGato de Ulthar

O Doujin iria se chamar Terada Tarado, em português o nome fica bem bacana.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Ok, eu também tenho uma teoria maluca. Escutem só.

O episódio começa com a Sakura se perguntando como seria bom ter uma câmera que gravasse tudo automaticamente. Fazendo o mesmíssimo gesto que o Beethoven amaldiçoado fez.

Daí o Touya tentou gravar o pepino mal cortado dela, e ela imediatamente ouviu o barulhinho da carta e teve a visão.

Logo depois, ela, a Tomoyo e o Kero vêem uma borboleta passando. Pensam “que bonita” – e voilá, o barulhinho da carta volta!

Por fim, Sakura assiste deslumbrada ao cover de Misty Mountains e a carta aparece de vez, como se estivesse “gravando” o momento.

Pergunta: será que a Sakura não estaria criando as cartas transparentes? Tipo a Haruhi Suzumiya construindo a realidade ao seu redor sem se dar conta?

Não podemos esquecer que a maioria das cartas Clow foram criadas por motivos igualmente ad hoc pelo Clow Reed. (Como a Bubbles, criada especificamente para dar banho no Cerberus). E se a Sakura estivesse passando por uma “puberdade” mágica, perdendo a magia de seus predecessores e começando a criar (conquanto inconscientemente) seus próprios feitiços?

buniiito4Fábio “Mexicano”

A gente poderia revisitar os episódios anteriores para averiguar se a teoria bate. Fiquei curioso.

diego gonçalvesDiego

É uma teoria bem legal, mas que não se aplica a nenhuma das outras cartas XD Bom, ou pelo menos não de forma direta – se formos assumir que a Sakura está criando cartas de forma “aleatória”, até pode ser, mas as cartas que vimos até aqui não se ligam nem um pouco aos acontecimentos mais diários dos episódios em questão.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Você fez o que eu disse, foi verificar os episódios anteriores?:open_mouth:

diego gonçalvesDiego

Não fui verificar, mas eu me lembro deles :stuck_out_tongue:

 

buniiito4Fábio “Mexicano”

Ah, pode ser bem mais sutil do que foi nesse episódio, ué.

 

cat ultharGato de Ulthar

Gostei bastante desta teoria.

 

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Será que não? Com a Action, ela teve a premonição de que as árvores estavam se mexendo, e elas de fato começaram a se mexer. Com Acqua, ela disse querer que não chovesse, mas choveu (pode ter sido um pensamento intrusivo. Com  a Gravitation, ela queria ver as cerejeiras e foi (tchanan!) puxada para a maior cerejeira de todas.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Se isso é puberdade, então a Sakura está menstruando cartas novas e portanto o báculo novo é um tipo de absorvente mágico? Huh…

Ok, eu só falo bosta :smile:

cat ultharGato de Ulthar

Isso cai na mesma teoria que eu levantei em algum episódio de que a Sakura, pro ser muito poderosa, poderia te criado todos os eventos, até mesmo apagado as cartas originais, isso tudo sem se dar conta do que estava fazendo.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Cerco, Reflect e Gale são mais difíceis de entender. Porém, pode ser que alguém, sabendo desse poder da Sakura, a esteja provocando a “criar” cartas, tal como os amiguinhos da Haruhi a estimulavam a criar uma realidade “normal”.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Cerco ela estava no quarto com a Tomoyo, é a única que eu me lembro mais ou menos da cena. Mas sem detalhes.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Agora, falando sobre o “elefante branco” na sala. Clear Card tem sido recebido com entusiasmo, mas não sem algumas críticas. Há quem acha que a série está “parada” de mais, insossa, sem conflito.

Nesse episódio, acho que foi a primeira vez que me reconheci nesse argumento. Não porque tenha achado o episódio ruim, mas porque a série como um todo parece ter errado no andamento. Depois da captura insossa na semana passada, eu esperava uma virada mais ativa, como a que tivemos no episódio três. A própria aparição do Cerberus transformado me pareceu um bait and switch, sugerindo uma potencial reviravolta para nos lançar uma cena sem qualquer peso.

buniiito4Fábio “Mexicano”

O Kero é um fanfarrão, eu não esperava nada daquela transformação dele, e tive exatamente isso, hahaha!

Mas acho que o episódio fez bem em trabalhar os paralelos entre a Sakura e a Akiho, e pela primeira vez colocou o Shoran ao lado da Sakura durante a captura da carta. Não foi um episódio movimentado, mas a história está se movimentando.

diego gonçalvesDiego

Qualquer história mais episódica vai soar parada se tudo o que a pessoa se importa é com progressão do roteiro. O negócio é aprender a apreciar episódios como episódios, e não necessariamente com tendo a obrigação de preparem terreno para o que quer que esteja por vir. A captura da carta dessa semana foi talvez fácil demais? Sim, mas como eu disse, acho que a situação toda foi mais pra mostrar a frustração Shoran, e isso a cena fez bem.

cat ultharGato de Ulthar

A demonstração de frustração do Shoran por não ter ajudado a Sakura, poderia ter sido bem mais intensa caso a Sakura tivesse passado mais trabalho para pegar a carta, correndo certo nível de perigo, sem que o Shoran pudesse ter feito algo a respeito. E sim, tanto essa captura como a da semana passada, fora muito fáceis, essa é minha única crítica ao episódio.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Bom, fico feliz de saberem que vocês mantém o entusiasmo apesar de tudo. Eu também curti o episódio. A despeito da falta de drama desses episódio, achei que fez um excelente trabalho em deixar portas abertas para o que virá por vir. E falo de nada menos que dessa criatura aqui.

Acho que é oficial agora, né? Akiho é uma contraparte da Sakura, em tudo menos no nome!

buniiito4Fábio “Mexicano”

Foi a minha impressão. E bom, falta drama sim, mas não está faltando progressão da história apesar do ritmo episódico.

cat ultharGato de Ulthar

Esse bichinho da Akiho é muito mais competente que o Kero, o qual nunca consegue ficar eficientemente parado.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

E isso me traz outra coisa à mente: Kero vira um leal, Spinel vira uma pantera. Esse coelhinho virará… um coelho maior? A Usagi Tsukino de Sailor Moon? O Coelho Assassino de Caerbannog de Monty Python e o Cálice Sagrado?

Ok, estou passando dos limites. Até a próxima então, antes que eu fale mais besteira!

One thought on “Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 6”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *