Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 4

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

E o grande mistério da temporada finalmente foi revelado… ou não foi? Embarque conosco no quarto episódio dessa série que nos transformou em teóricos da conspiração.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Veja só, parece que várias de nossas perguntas começam a ser respondidas. A aluna misteriosa agora tem um nome: Akiho Shimamoto. Porém, nem tudo é tão óbvio quanto parece. Como suspeitávamos, parece que o Shoran e o Eriol estão a par do que acontece com a Sakura e por algum motivo decidiram manter o silêncio. Mas nem só de elocubração vive a Sakura! Nossa cardcaptor teve sua captura mais engraçada até agora, enfrentando uma versão parruda da carta The Move.

Parruda até demais, diga-se de passagem. O Yue não foi capaz de adivinhar o que ela fazia, muito embora The Move, no baralho original, fosse uma das cartas sob seu domínio!

Bom, acho que finalmente temos material o bastante para algumas suposições mais sérias. A palavra está com vocês, meus caros. Como está a jornada de nossa cardcaptor favorita?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Adoro a dubladora da Sakura, isso está quase me convencendo a procurar assistir o anime antigo:stuck_out_tongue:

Bom, sobre hipóteses e mistérios. São três as perguntas principais do anime, e suas respostas podem estar relacionadas ou não: 1) O que está acontecendo com a Sakura e suas cartas? 2) O que Eriol e Shoran estão escondendo? 3) Quem é essa garota transferida?

As respostas para elas podem ser todas peças de um mesmo quebra-cabeça, e a forma como a história é contada, com tudo isso entrelaçado, nos induz a concluir isso. Mas pode muito bem não ser o caso.

Eu não acho que o Eriol e o Shoran saibam o que está acontecendo com a Sakura. Talvez o Eriol tenha até previsto que algo ia acontecer, mas não exatamente o quê. Pode muito bem ser o caso de que ele e Shoran já estivessem desde o começo com seu próprio segredo e as coisas simplesmente aconteceram todas ao mesmo tempo.

Pode ser também que, quando o Eriol disse para o Shoran que ainda não era a hora de agir, ele não se referiu a nada previamente orquestrado, mas sim que apenas estivesse refreando o Shoran de ajudar a Sakura.

Como um cardcaptor ele próprio, não é estranho que o Shoran não esteja ajudando a Sakura de forma mais ativa? Ele pode ter sido apenas instruído pelo Eriol a não fazê-lo, mas os dois estão de olho nela para tentar entender o que está acontecendo.

Quanto à garota, ainda acho que a melhor aposta é que ela seja mesmo a figura encapuzada. E tenho quase certeza que exceto em uma ocasião, ela (a figura encapuzada) sempre apareceu a noite. Talvez aquilo aconteça enquanto ela dorme? Talvez ela nem esteja ciente de tudo isso? Pode ser uma segunda natureza dela, como Yukito/Yue, ou ela pode estar sendo controlada por alguém.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Falando na dubladora da Sakura, você sabia que ela também se chama Sakura?

Sobre o envolvimento do Shoran, não tenho tanta certeza. Ele meio que largou de ser um cardcaptor depois do juízo final. Mesmo no segundo arco da história original, foi relegado à segundo violino da Sakura.

Quando de fato ajudou foi ao trazer seu conhecimento de magia ou seus laços com o Clow Reed (o confronto com o Eriol é o maior exemplo). Mas acho que tudo isso é “desculpa”. Ele provavelmente está sim envolvido, de uma maneira que a Sakura não pode saber. Vai ver, está fazendo até mais que a Sakura.

Não me espantaria que a sua “missão” envolvesse algum tipo de sacrifício. A CLAMP adora personagens altruístas que sofrem em silêncio.

diego gonçalvesDiego

Vou dizer que o trope “ainda não é hora de dizer a verdade” é um que realmente não me agrada, sobretudo porque não apenas é extremamente raro haver um motivo sensato de porque certas informações precisam ficar escondidas do protagonista, como ainda por cima não raras vezes parece que as coisas teriam sido bem mais fáceis se a verdade tivesse sido revelada desde o começo.

Realmente espero que quando o “momento” do Eriol e o Shoran contarem o que quer que seja à Sakura haja ai também um ótimo motivo para não terem dito antes (o que eu duvido, francamente). Dito isso, o episódio em si foi bem divertido, e a nova garota é uma fofa. Imagino que ela esteja obviamente ligada aos eventos atuais, mas se o for deve ser mesmo de forma inconsciente ou como uma segunda personalidade, como o Fábio apontou.

Aliás, se for o caso, e se ela realmente for uma entidade como o Yue, o Kero e os demais? Talvez alguma que o Clow tivesse selado no passado ou algo do tipo…

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Também não sou fã da convenção, mas Sakura sempre lidou bem com isso. Na série original, Eriol não poderia simplesmente entregar as cartas (com o perdão do trocadilho).

Todo o ponto era forçar a mão da Sakura, não só para transformar as cartas, mas para crescer (quem se lembra do episódio do elevador?) Sua conduta foi equivalente à daquele professor que suprime informações para ensinar o aluno a pesquisar.

Já no primeiro arco, pré-juízo final, confesso que não havia motivo para o Kero ter escondido o “twist Rayearth”. Mas sejamos francos, não havia nada que a Sakura poderia ter feito se soubesse do preço do fracasso desde cedo. E aquele twist, naquele momento, entregue por um deus da frieza como o Yue foi perfeito. Um dos pontos altos do anime.

cat ultharGato de Ulthar

Foi um bom episódio. Eu também acho que Shoran está envolvido até o pescoço no que está ocorrendo com a Sakura. Lembrando que ele foi desde o final da série clássica “resolver” algumas coisas em Hong Kong. Que coisas seriam essas? E também é de se especular que família dele possua interesse na Sakura e suas cartas, já que também são descendentes do mago Clow.

A família do Shoran chega a aparecer no primeiro filme, mas não sei se ele é considerado como algo oficial da série. Outra teoria que eu levantei, mas pode ser que não seja nada demais, é o fato da nova menina ser semelhante à Sakura, se tirar o cabelo diferente elas realmente são relativamente iguais. No próprio episódio a Sakura mesmo diz que ela são parecidas, e não somente quanto ao nome (Kinomoto, Shinomoto). Talvez elas sejam parentes ou algo do tipo.

E outro fato interessante sobre a nova aluna, ela morou na Inglaterra e em Hong Kong, que são as duas localidades “matrizes” do mago Clow, que herdou as habilidades em magia ocidental do pai que era inglês e magia oriental por parte da mãe que era chinesa. Hong Kong é justamente onde mora a família do Shaoran, que é descendente pelo lado materno da família do Clow Reed.

É muita coisa para ser simplesmente acaso.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Para mim também não há dúvida de que o fio que liga ela à Sakura passa pelo Clow. No entanto, tenho pouca fé na benevolência dela. Ela é perfeitinha demais para ser de verdade. Deve ter caroço nesse angu. Minha aposta é que ela seja uma figura como a bruxa apaixonada pelo Clow do primeiro longa, Sakura em Hong Kong.

Uma pessoa com algum tipo de ressentimento para com o Clow, que planeja descontar nos seus descendentes, ou usá-los para chegar até ele (ou ao seu saber).

Mas falemos sobre as cartas. Os dois últimos episódios me fizeram engolir minhas palavras. Sakura, que então mal tinha usado seus novos poderes, ativou as cartas como um gamer spammando combos. Sem dúvida, algumas das melhores cenas de capturas da série até agora.

O problema, claro, é que parece haver algo errado com as cartas. Yue não consegue detectar magia alguma nelas. Sakura é capaz de utilizá-las, mas não de entendê-las. Não seria isso perigoso? Vocês preveem alguma surpresa negativa envolvendo esses novos dons?

cat ultharGato de Ulthar

Fico pensando nisso, principalmente porque as cartas antigas dela ainda existem, e elas estão com problemas (transparentes). Será que ela vai conseguir recuperar sua antiga magia? Pode ser que estas novas cartas sejam uma imitação, ou uma criação das trevas, sei lá.

buniiito4Fábio “Mexicano”

O Yue não detectar magia significa uma de duas coisas: 1) É um tipo de magia que ele não consegue detectar, ou 2) Não é magia (por absurda que seja a hipótese). Na verdade, existe uma terceira hipótese: Algo está impedindo a detecção. Não me lembro de nenhum mangá CLAMP ser tão coeso em termos de regras de mundo, então acho que na prática tudo é possível e isso em si não significa nada, portanto.

Ah, quarta hipótese: todo mundo está mentindo para a Sakura. Mas há que se considerar que a própria Sakura não está detectando magia também… enfim, sinto que pensar muito nisso é um beco sem saída, pelo menos por enquanto.

cat ultharGato de Ulthar

Nem a Sakura se importa muito, ela é uma maga por imposição, não por vontade própria. Ela nunca se interessou em desenvolver seus poderes e estudar magia, tanto é que suas cartas estavam empoeirando desde o fim da época dos eventos no final do anime clássico.

Ela só que levar sua vidinha normal, e acabar o mais rápido possível com esses eventos mágicos imprevisíveis.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Se for para especular loucamente, lembro que alguém aqui disse noutra sessão que o Mago Clow teve problemas em primeiro lugar por excesso de poder mágico (ou estou lembrando errado?). Isso tudo pode ser contra-medida planejada por “alguém” para evitar o mesmo destino para a Sakura.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Uma contramedida que a faça usar mais magia? Quando ela própria já tinha posto o báculo na gaveta? Vejo mais mérito na sua primeira hipótese: a de que existiriam, de fato, tipos diferentes de magia. Como os magos e feiticeiros de Mahoutsukai no Yome. O problema é que não me lembro se no mundo de Sakura há alguma magia que não se conecte de alguma forma ao Clow. E o próprio Clow domina a luz e a sombra, ocidente e oriente, então não há muito que escape. Claro, no Multiverso Tsubasa existem outros poderosos, mas já presumimos que a CLAMP não tocará neles

Estou tentando me lembrar de precedentes nas obras da CLAMP, mas acho que a ideia de que magos (ou artefatos) poderosos podem se esconder de detecção é bem plausível também.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Bom, mesmo ela usando toda a magia que está usando agora, suas cartas continuam sem nenhuma magia detectável. Outra hipótese: as cartas e a magia da Sakura se tornaram outra coisa, não detectável pelos meios até então conhecidos.

Enfim, por isso eu disse que pode ser qualquer coisa. Dá para pensar e pensar e provavelmente estaremos errados ainda no final das contas :smile:

cat ultharGato de Ulthar

Uma teoria mais louca ainda. Aparece o Mokona que é a divindade suprema do multiverso CLAMP e leva a Sakura para governar um novo mundo que ele criou no intuito de criar uma utopia perfeita. Mas falando sério, acho que a resposta será mais simples que parece, a própria menina nova pode estar ocultando a magia das cartas.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu daria tudo para ver o Mokona Não precisa nem ser o Mokona-Deus de Rayearth. Só os “celulares vivos” de Tsubasa já me deixariam feliz. Lembra-me daquele curta “Clamp in Wonderland 2“, em que os Mokonas viajam pelo Multiverso Clamp.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Mais uma então: isso tudo é um plano maligno para sugar a energia mágica da Sakura. Depois de ela terminar de capturar todas as cartas de novo, elas serão simplesmente roubadas dela. Fim.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Ok, aqui vai uma simples da minha parte: aquele báculo não é dela. É por isso que a figura misteriosa dos sonhos tenta roubar a chave. Por algum motivo, a Sakura foi “confundida” por uma outra maga (quiçá a Akiho) e os poderes passaram a orbitá-la.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Isso pode se encaixar com a minha última hipótese. Ou pode ter sido só um acidente, sequer há intenção maligna por trás da Akiho, por isso ela é super amiga da Sakura e talvez nem suspeite dela ou mesmo suspeitando não pretende nada de ruim, só não sabe ainda o que fazer.

cat ultharGato de Ulthar

Se ela pegou o novo báculo por engano, isso não explicaria suas cartas terem perdido o poder.

Eu realmente queria que elas voltassem. Mal foram usadas e já passaram da validade :stuck_out_tongue:

buniiito4Fábio “Mexicano”

Sei lá, uma interação muito louca causada pela simples presença da Sakura quando, ahn, a Akiho estava passeando por perto?

diego gonçalvesDiego

Pra mim o maior mistério até aqui é mesmo o que houve com as cartas Sakura. E se na verdade elas ficaram transparentes porque a magia que havia nelas foi extraída e de alguma forma modificada pra dar origem a essas novas cartas? (por quê? vai saber)

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

O assustador nessa pergunta é que as cartas Sakura são vivas. Teriam elas morrido? O Yue não sentiu mágica nenhuma vindo delas. No mundo da magia, isso não é o equivalente a um ser vivo sem pulso?

cat ultharGato de Ulthar

Essa ideia do Vinicius me assustou um pouco. Será que isso tudo não é fruto do pensamento da Sakura? Lembrando que ela é uma maga muito poderosa, mesmo que não se dê conta disso.

No final do mangá clássico, o próprio Eriol afirmou, se não me engano, que o potencial dela seria de até mesmo superar o do mago Clow, pois não é qualquer um que consegue superar a magia dele e criar novas cartas como ela havia feito com as cartas Sakura.

Lembrando também que o próprio mago Clow, apenas com o seu pensamento de não querer que a Yuko morresse, acabou impedindo a morte dela, o que criou uma singularidade que ocasionou todos os problemas vividos em Tsubasa e xxxHolic. Assim sendo, vai que a Sakura desejou muito fortemente algo e isso fugiu do controle?

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Por exemplo, teria ela, ao se “cansar” das cartas, feito-as desaparecer? Se for por aí, isto é uma praga fáustica digna de Madoka!

Olha, nós até poderíamos continuar, mas todas as nossas teorias sinto que estamos ficando que nem esse sujeito aqui.

Então encerramos aqui por hoje, e até o próximo episódio! Quem sabe ele nos traz mais respostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *