Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 2

Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

As cartas transparentes espreitam nossa heroína, mas Sakura não perdeu seu instinto de cardcaptor! Mas o que mais esse segundo episódio nos trouxe? Confira abaixo!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Cá estamos no episódio 2! E veja só, acho que foi a sequência mais slice of life que tivemos de Sakura até agora!

Li continua nos esportes, Sakura na torcida e Tomoyo cantando. As duas amigas fazem uma receita da Chiharu, num quadro que parece uma homenagem ao terceiro opening do anime original.

Confesso que Clear Card não para de me impressionar. É tudo o que já vimos antes, mas feito com tanta qualidade que se sustenta nos próprios méritos. Vejam essa piada com o Toya e o Kero, por exemplo. É uma esquete que já apareceu trocentas vezes no anime original, mas nunca foi feita com tanta competência!

 

 

diego gonçalvesDiego

Adorei cada minuto da esquete do Toya e o Kero :smile: Dito isso, refresquem por favor a minha memória (e talvez de mais algum leitor desavisado que só viu o anime de Sakura uns bons anos atrás): o Toya não deveria saber do Kero? Ele sabe do Yukito, afinal.

cat ultharGato de Ulthar

Se eu me lembro bem, o Toya já tinha sacado que o Kero não era um brinquedo quando ainda tinha poderes.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Algumas coisas mudam, outras continuam iguais. Vocês viram que o Yamazaki quer fazer rakugo?

Tudo a ver com ele! Daria um perfeito Yotaro.

buniiito4Fábio “Mexicano”

A Carta Cerco é versão de qual carta antiga?

Bom, no episódio inicial Sakura mostrou que tava todo mundo por aí ainda, que era tudo basicamente igual, e esse episódio mostrou todo mundo, mostrou que está tudo igual. E sim, foi bastante divertido ver essas interações bobas todas.

Mas de todos os mistérios do anime (Por que o Eriol ainda não respondeu a Sakura? O que é aquela criatura nos sonhos dela?), o que mais me intriga por enquanto é o Shoran.

Ele voltou, segundo disse no episódio anterior, para ficar. Ao mesmo tempo ele está deslocado. Reparem na imagem que o Vinicius acabou de mandar e se lembrem da cena também: o Shoran estava claramente isolado dos demais. Mais distante, no canto. Todo mundo falando sobre os planos para o futuro na escola e ele apenas dizendo laconicamente que ainda não pode se dedicar tanto quanto os demais porque tem alguns assuntos pendentes a resolver.

Estou bastante curioso com a história do Shoran, a essa altura acho que mais até do que com a história principal.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Há uma grande chance da história do Shoran ser a história principal. Ele também é descendente do Clow Reed. Ele estava “resolvendo” algumas coisas em Hong Kong, onde Clow vivia. Talvez ele não saiba que faz parte do quebra-cabeça, mas pode estar vinculado à figura misteriosa dos sonhos da Sakura.

Quando ao Cerco, eu chutaria a carta Escudo que cria campos de força. Ou a Cadeado, que fecha ambientes de toda força exterior.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Sim, pensei nisso também. Mas na falta de informações, especular além disso a essa altura é doideira.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Agora, uma coisa que me intrigou: as cartas novas não são as Cartas Clow, a despeito de também serem meio transparentes. Estas continuam lá no livro, como vemos no final do episódio. Tanto a Sakura não tem lugar para as novas cartas que deixou elas jogadas sobre a escrivaninha.

Ou seja: há um outro baralho à solta que por acaso é uma cópia “melhorada” do baralho original. Procede?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Não sei, não a vi contar as cartas de plástico para se certificar que nenhuma sumiu dali. Mas é verossímil que apenas estejam surgindo cartas novas também – as antigas perderam o poder, afinal.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Outra coisa: até agora, ela não usou nenhuma das cartas novas. Ok, é meio cedo para deduzir muita coisa disso, mas me pergunto que poder de fato a Sakura terá sobre elas.

As Cartas Clow não são pokémons. Elas foram especificamente criadas pelo Clow. Se existem outras cartas por aí, ou alguém as está criando, ou elas são algum “segredo” do porão do Clow, tipo a Carta Selada do segundo longa.

(Aliás, cada vez mais tenho a impressão de que essa temporada será uma versão estendida de A Carta Selada).

buniiito4Fábio “Mexicano”

Bom, ela usa quando é útil, né. A única chance de fazer isso até agora foi nesse segundo episódio, mas creio que uma ventania não fosse útil para sair dali. Ou até era, sei lá? Mas pra que tudo isso se o alfinete da Tomoyo resolvia? :smile:

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Pois é. Mais um da série de problemas que Sakura e companhia resolveram sem usar magia. Tipo aquele episódio quando o Shoran e a Meiling usaram kung fu para derrotar a carta Gêmeos.

diego gonçalvesDiego

Aproveitando que entramos nisso, alguém lembra se alguma vez foi explicado porque certas cartas precisam ser “enfraquecidas” feito pokémons? A primeira carta a Sakura captura só fazendo o canto. Por que ela nem tentou o mesmo com essa segunda, ao invés de esperar a Tomoyo mencionar os alfinetes? Soa meio que uma conveniência do roteiro…

E a propósito, ainda falando das cartas, vocês tem alguma carta que querem ver como fica a versão on steroids dela? Pessoalmente, estou curioso pra ver como fica a carta Labirinto, ou, sei lá, Luz e Sombra :smile:

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Na série original, é porque as cartas têm consciência própria, e algumas têm personalidades mais rebeldes que outras. A Luz e Sombra, por exemplo, querem ser possuídas pela Sakura, enquanto que outras são brincalhonas e preferem aloprar.

Eu quero muito ver as cartas Tempo e Retorno, que já eram, sem sombra de dúvidas, as mais poderosas do baralho. Retorno (que permite que a usuária volte ao passado) era tão apelona que a Sakura não tinha energia vital para usá-la. Precisou canalizar a magia da árvore do templo de Tomoeda.

Tempo tem um atrativo original, pois era uma carta do Shoran antes dele perdê-la no Juízo Final. Pergunto-me se ele se tornará um cardcaptor de novo nessa temporada, ou se continuará tocando segundo violino para a Sakura.

diego gonçalvesDiego

Eu entendo esse lado das cartas serem um pouco rebeldes. Acho que o que me incomoda de fato é a Sakura nem ao menos tentar. Se ela tentasse uma vez e falhasse acho que faria mais sentido. Em todo caso, a experiência não influencia?

No começo do anime a Sakura era bem inexperiente, mas agora ela não só já capturou todas as cartas 1 vez como ainda as transformou em suas próprias cartas.

cat ultharGato de Ulthar

As cartas mais poderosas da Sakura são a Sombra e a Luz, que ela usa para “derrotar” Eriol e são justamente as últimas a virarem cartas Sakura, e as representantes principais das mágicas ocidental e oriental, que forma a essência da magia do mago Clow, e da Sakura posteriormente.

As outras mais fortes são as dos quatro elementos, Água, Terra, Fogo e Vento. Tempo e Retorno podem ser bem poderosas, mas não são as oficialmente mais poderosas, provavelmente isso se dá por não existirem no mangá (lembrando que no mangá há somente 19 cartas, enquanto no anime são 52!).

Realmente, foi muito fácil capturar a Cerco. A Sakura poderia ter tido um pouco mais de trabalho. Ela é superpoderosa e possui mais poder mágico do que o Clow, só que ela é inexperiente e não possui treinamento mágico, apenas utiliza as cartas e equipamentos que vão aparecendo. Caso ela treinasse para valer, seria incomensuravelmente poderosa. Só que isso seria muito ruim, como aconteceu com o próprio mago Clow, quando teve que dividir sua alma em duas para se livrar do seu grandioso poder que lhe estava causando muitos problemas.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Sim, o anime trouxe umas cartas estupidamente poderosas. Não por referência à ritualística do Clow, como você bem lembrou, mas pelo que elas permitiam fazer.

Por exemplo: a carta Silêncio, que aparece em um filler e a Sakura nunca usa (se bem me lembro) é basicamente um destruidor de garotas mágicas. Numa batalha hipotética entre heroínas – como no anime Mahou Shoujo Site, que sairá na próxima temporada – ela poderia usá-la para impedir que se transformassem (tal como a magia “silêncio” em RPGs como D&D).

cat ultharGato de Ulthar

Uma carta que eu achava com um poder absurdo, e que existe apenas no mangá, é a The Create, que possui a forma de um livro, e o que for escrito nele se tornar realidade. Os possíveis usos desta carta são os mais variados. Lembro como a Naoko estava fazendo uma história de fantasia se tornar realidade com o uso desta carta.

O anime também mostrou cartas que nem ao menos foram utilizadas, e já apareceram capturas! Como a The Wave, The Through, The Bubbles e The Libra.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

The Bubbles aparece em retrospecto (acho que n’A Carta Selada), num vídeo da Tomoyo. Segundo o Kero, foi feita para dar banho nele quando está na forma de Cerberus. :grinning: The Through (que nome, hein?) a Sakura cogita usar em um dos episódios, quando fica magicamente presa na escola. Curiosamente, seria a carta ideal para escapar do Cerco. Ela permite que a usuária atravesse qualquer superfície!

buniiito4Fábio “Mexicano”

Insisto: pra quê, se dá pra resolver com alfinete?

Convenhamos que a Carta Cerco não foi muito agressiva…

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Bom, é um cerco, não um assalto :joy:

 

cat ultharGato de Ulthar

Nem todo mundo possui um alfinete junto de si! Sorte deles que a Tomoyo estava trabalhando nos trajes no momento.

Teve uma certa coisinha que me chamou a atenção. O Kero apenas tentou rasgar a carta com sua forma de boneco! Seria muito mais sensato assumir sua forma original para romper um poder mágico. Ele poderia até usar os dentes.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Usa a unha ou qualquer coisa pontuda. Na pior das hipóteses tem que esperar a unha crescer um pouco…

Ele é um leão, ele tem garras

cat ultharGato de Ulthar

Foi o que eu pensei. Ele nem se deu ao trabalho de se transformar. E nada indicou que ele perdeu essa capacidade.

diego gonçalvesDiego

Pior que toda essa conversa me faz pensar em quantas cartas terá esse novo baralho. As 19 originais mais talvez algumas fillers? É um anime de 24 episódios afinal, não acho provável incluírem as 52 cartas do anime original, nem imagino múltiplas cartas tomando vários episódios (embora 19 cartas, 4 episódios de clímax e 1 de epílogo faria algum sentido…).

buniiito4Fábio “Mexicano”

Se for continuação do mangá, que tem bem menos cartas, cabe fácil em um anime de 24 episódios.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

E falando em mangá, o Gato menciou a “divisão das almas” do Clow Reed. Você quis dizer sobre o Fujitaka ser “metade” da reincarnação do mago? Se bem me lembro, isso ficou de fora do anime, não? Pergunto-me se Clear Card vai amarrar a história a partir daí ou se tomará a via da TV para algumas coisas.

cat ultharGato de Ulthar

Acho que foi só no mangá mesmo. Como eu li o mangá em 2017, ele ainda está muito fresco na minha cabeça, mais do que o anime :stuck_out_tongue:

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eu só li o mangá, vocês falam as coisas do anime e eu fico com cara de tacho. Clear Card está saindo primeiro em mangá também, não é? Duas questões surgem então: O CLAMP está publicando uma continuação do mangá ou do anime (do mangá faria mais sentido, claro)? O anime vai seguir o mangá fielmente?

cat ultharGato de Ulthar

Creio que foi uma continuação do mangá que agora está sendo adaptado para anime.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Leitores que estão acompanhando o mangá, podem responder isso para a gente? Confesso que evitei spoilers o máximo possível para ter uma experiência “fresca” com o anime.

cat ultharGato de Ulthar

Eu não estou lendo :frowning:

 

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Quem sabe alguém nos comentários nos elucide!

 

cat ultharGato de Ulthar

Tomara!

 

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

E que bela discussão! Na vez semana passada, falamos bastante sobre as relações pessoas em Tomoeda. Hoje, mergulhamos de cabeça da lore dos cardcaptors.

Um último ponto para finalizarmos. A CLAMP é famosa por várias coisas, entre as quais aquele famoso “twist” que repetem há trocentos anos: “para [insira aqui o objetivo], a heroína deve perder as memórias daqueles que mais ama”.

(Pergunto-me quem a Nanase Ohkawa esqueceu na vida para ter tanto medo em relação às memórias… )

Enfim, vocês acham que veremos um repeteco desse twist em Clear Card? O que vocês acham dele, de uma forma geral? Prefeririam que a história fosse para uma outra direção?

cat ultharGato de Ulthar

Como esse novo anime parece um repeteco atualizado do anime clássico, muito provavelmente teremos a Sakura aprendendo uma nova lição ao final da jornada, não descartando um plot twist no melhor estilo da série.

Tomara que não consista em esquecer coisas, mas acho que isso dificilmente se repetiria na minha opinião.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Talvez o Shoran esqueça? Ou talvez a Sakura precise esquecer para salvar/ajudar o Shoran em qualquer que seja o problema misterioso que lhe aflige?

diego gonçalvesDiego

Para ser franco, eu nem lembrava mais que esse era um plot point na série original kkkkk A Sakura não chega a driblar isso? Em todo caso, não sei o que acharia de ver algo do tipo aqui, mas se for bem conduzido não me incomodaria, por mais que talvez fosse um repeteco do passado.

buniiito4Fábio “Mexicano”

É aquela ideia de que sentimentos vencem qualquer barreira, até a da (falta de) memória.

cat ultharGato de Ulthar

Como o Yue aceitou ela como guardiã das cartas Clow, a maldição não foi concretizada.

Na saga do Eriol também há uma maldição, caso a Sakura não o tivesse derrotado, Tomoeda ficaria permanentemente na escuridão.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Eu confesso que também preferiria que não se repetisse. Entre o juízo final, A Carta Selada e Tsubasa, é a terceira vez que a Sakura chega perto de esquecer o Shoran. Tudo bem que uma história deixou de ser canônica e a outra não é a mesma Sakura, mas poxa! Deixem a menina curtir seu namorado!

E fiquemos por aqui então. Twist ou não twist, a série iniciou com dois episódios fortes e não parece que vai mudar tão cedo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *