Café com Anime: “Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen” episódio 1


Bem vindo ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!

Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen.

Apanham seus báculos, canalizem o poder das trevas e LIBERTEM-SE para o primeiro episódio dessa sequel!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

E eis que chega o dia com que meu eu de 10 anos sempre sonhou! Sakura voltou.

E o que esse episódio nos trouxe, afinal de contas? Logo no início, temos um prólogo que parece aqueles mini-OVAs engraçados com o Kero e o Spinel. E então a turma toda reaparece – até o núcleo do Eriol na Inglaterra. A CLAMP parece ter se esforçado para enfiar todas as personagens do anime antigo nessa nova abertura. Mas é claro que do Shoran que todos sentimos falta. E eis que ele volta, cercado de sakuras (dã!), sob uma versão instrumental do opening da terceira temporada, Platina.

Se ele está voltando pela primeira vez agora, quer dizer que o filme A Carta Selada deixou de ser canônico, não? Continuidades a parte, o episódio seguiu à risca a fórmula original de CCS. Até mesmo nos eye catches!

E, como não podia faltar a um “tributo” (ou soft reboot, ou cópia-xérox, como quiserem) terminamos com Sakura capturando a carta The Gale (“A Ventania”), uma versão anabolizada da carta Vento do primeiro episódio da série clássica.

diego gonçalvesDiego

Digamos que esse episódio foi basicamente Cardcaptor Sakura com arte modernizada, bem dentro das nossas expectativas. O que não é nada ruim, ao menos para mim.

Achei o episódio divertido, e o mistério em torno dessa nova entidade que parece estar querendo fazer a Sakura desenvolver novos poderes, ou algo que o valha, foi até que bem conduzido.

Começamos achando que ele será algum tipo de vilão, mas ao final fica no ar as reais intenções de quem – ou o que – quer que ele seja. Minha única crítica ao episódio é que a re-introdução do Li me pareceu um pouco abrupta. Do nada ele chega e “hey, terminei tudo o que eu precisava fazer, vou ficar por aqui agora”. Sei lá, parece que o anime estava dizendo “ok, vocês viram os trailers, sabem que ele volta, mas só acabar logo com isso”.

cat ultharGato de Ulthar

Esse episódio teve tudo que Cardcaptor Sakura deveria ter, para os mais nostálgicos (incluso eu) foi um prato cheio. Praticamente todos os personagens dos mais aos minimamente relevantes deram uma palhinha, tivemos o êxtase da Tomoyo em querer ver a Sakura fantasiada, o Kero falando de comida, o Yukito sendo fofo e mandando um presente para Sakura, os amigos de escola dela, inclusive o mentiro compulsivo do Yamazaki, o irmão dela a chamando de monstro, etc.

E a estrutura foi semelhante com tudo que já vimos, com Sakura com um báculo novo capturando novamente as cartas. Poderia ser muito bem apenas um novo “arco” do anime clássico. Temos também um vilão misterioso que aparece nos sonhos. Isso parece familiar né? Nem sei se posso chamar de vilão, pois todos os vilões até agora foram apenas pessoas tentando testar a Sakura.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Anime novo, báculo novo, e todo o resto igual!

Inclusive esteticamente está muito parecido com o que eu esperaria de um anime dos anos 1990. Claro, as técnicas de animação evoluíram, o character design foi atualizado, mas no geral seguiu bastante o velho estilo.

E sim, reapresentaram todos os personagens (inclusive a Rika, a famosa que tem um caso com um adulto – e deram um sumiço nela – “mudou de escola”, sinal dos tempos, hehe). É um novo começo para tudo o que já conhecemos. E um convite para quem ainda não conhecia procurar conhecer desde o começo.

cat ultharGato de Ulthar

Falando de Rika, provavelmente não teremos o Terada sensei safadão nesse anime.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Sim, varreram a Rika pra debaixo do tapete e nem sequer mencionaram o Terada – e acho que sequer irão mencionar. Se me perguntar das mudanças por causa do tempo, acho que essa é a maior

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Falando em romance, a Chiharu e o Yamazaki ficaram em salas separadas. A Sakura e o Shoran também. Essa escola parece um colégio em que eu estudei no ensino médio, que deliberadamente separava casais para evitar que se distraíssem.

Agora, preciso confessar. Eu estava pronto para detestar essa nova temporada. Disse nas expectativas e repito que Sakura não era uma série que precisava de continuações. E, ao contrário do resto do mundo, eu detesto essa moda “nostálgica” de reciclar obras do passado que já estavam acabadas (e bem acabadas).

Porém, quando mais eu assistia ao episódio, mais eu percebia que essa é uma sequência que eu pedi, com toda a força do meu ser. Quando Sakura acabou, tudo o que eu mais desejava era uma outra temporada. Até cogitei enviar uma carta à CLAMP pedindo para que não abandonassem à série (Mal sabia que, quando foi lançado no Brasil, CCS já havia acabado no Japão!) Sim, levou mais de quinze anos, mas ela enfim chegou.

Acho que a razão para isso é que CCS sempre foi uma série. E digo isso no sentido discursivo. Seu “ponto” não era chegar do ponto A ao ponto B, mas mostrar os relacionamentos, descobertas e decepções dessas personagens.

Sakura, Shoran e Cia. de fato “cresceram”, abandonando fantasias, conhecendo seus sentimentos e até mesmo seus corpos (aquele episódio da 3a temporada em que Sakura se “transforma” enquanto dorme e acorda confusa com o que aconteceu).

Se essa nova temporada trouxer mais disso, eu me dou por satisfeito.

diego gonçalvesDiego

Mudando um pouco o assunto: eu não vi muito do anime original, mas comparando com os 5 primeiros eps que vi dele recentemente eu senti que a comédia diminuiu um pouco em favor de uma carga mais dramática. Alguém concorda?

cat ultharGato de Ulthar

Pode se dizer que sim. Já na série original, quando Sakura começa a se envolver mais na questão das cartas e principalmente quando descobre que o Yukito é o Yue as coisas começam a ficar um pouco mais dramáticas para a protagonista.

É quando ela percebe que aquilo tudo não é uma brincadeira de criança, é algo mais sério.

Mas claro, ela nunca perde o jeito bem humorado dela.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Eu não vi o anime, apenas li o mangá. Acredito que a comédia seja preponderante no começo, quando os personagens e o mundo ainda estão sendo introduzidos, depois drama e comédia se equilibram. Como tecnicamente Clear Card já está “no meio” faz sentido que já comece equilibrado.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Acho que isso era inevitável levando em conta o final dramático que a série teve. Sejam honestos, quem não se emocionou vendo a Sakura descobrir seus sentimentos? A Mei Lin chorando no colo da Tomoyo? Shoran se despedindo no aeroporto?

CCS terminou com aquele ensinamento agridoce de que tudo um dia passa e nossa infância não vai durar para sempre.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Isso é importante: Sakura é uma história sobre amadurecimento, seguindo a fórmula clássica do gênero mahou shoujo. Não tem como representar os dramas dessa fase da vida sem … drama.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Talvez eu esteja me “enfiando” demais na história, pois assisti a CCS quando tinha a exata idade da Sakura: da quarta para a quinta série. Essa foi uma transição difícil para mim. Muitos amigos queridos foram para outros colégios nessa virada. Minha própria escola fechou no final daquele ano. Nós tínhamos a consciência de que vivíamos num “mundo” com data para acabar. Talvez por isso tenhamos aproveitado tanto…

Mas falando de fórmulas clássicas de mahou shoujo, o que vocês acharam das novas cartas? E do suposto vilão misterioso que apareceu à Sakura nos sonhos?

buniiito4Fábio “Mexicano”

Já disseram aqui, e eu também fiquei com a impressão de que ele não é um vilão de verdade. Ele está antecipando e guiando a Sakura, ainda que o caminho que ela tem que tomar possa ser difícil e doloroso. E as novas cartas … deve vender bem e render um extra pro CLAMP, as tias já estão há algum tempo sem um blockbuster pra arrecadar milhões, né?

cat ultharGato de Ulthar

Bom. Como eu já havia dito antes, tem cara de ser mais um “testador” da Sakura, que a ajuda e a guia em sua jornada, assim como foi o Eriol e o Yue no passado. E as cartas? Bom, pelo que vi são versões “anabolizadas” das cartas clássicas, a Vento virou Ventania.

Foi um meio termo entre manter as cartas clássicas e inovar. E pensando bem, como as cartas tradicionais já viraram cartas Sakura, ficaria muito repetitivo apenas mudar-lhes a forma novamente.

buniiito4Fábio “Mexicano”

A Sakura acabou de mudar de nível escolar – passou para o “Ginásio” (Chuugakkou, Junior High, ou o nosso sem graça Fundamental 2). O Shoran vai viver próximo dela agora e terão um relacionamento normal (ou esperam ter, o que quer que isso signifique). Ela está passando por uma fase de grandes mudanças na vida. Aquele ser que aparece em seu sonho pode metaforicamente representar um aspecto da própria Sakura ou a Sakura porvir.

diego gonçalvesDiego

Bom, do “vilão” é como já comentamos. Mas vou dizer que curti as novas cartas. Compraria fácil kkkkk

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

E não só cartas hein? Novas músicas, novos figurinos da Tomoyo, novas figures… As moças da CLAMP terão um ano e tanto!

Aliás, espere ver legiões de Sakuras em eventos de anime!

buniiito4Fábio “Mexicano”

A vantagem da Sakura é que não necessariamente as cosplayers serão todas iguais, né, hahaha!

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Pois é! Que diferença faz uma figurinista profissional!

Quem sabe até eu não me animo e faço um Eriol ou Yue? Ou sabe-se lá que personagens esse novo arco vai nos trazer?

diego gonçalvesDiego

Negócio é fazer cosplay de Kero, flw.

 

buniiito4Fábio “Mexicano”

O Kero é um pokémon.

 

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Imagina vestir isso no calor de Dezembro da CCXP?

Fonte

buniiito4Fábio “Mexicano”

Não sabia que existia Sakura versão roupão de banho.

 

diego gonçalvesDiego

Sakura tem mais roupas que a barbie 😀

 

buniiito4Fábio “Mexicano”

Ok, olhando de novo parece uma Sakura normal, mas batendo o olho o cajado parece um vidro de xampu, as cartas sei lá, algum produto de higiene qualquer, esse vestido parece roupão e esse chapéu parece uma touca de banho. Tentem desver isso agora.

diego gonçalvesDiego

Discordo de tudo. Menos da touca. Aquilo é uma touca de banho e ninguém me convence do contrário

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Que feio vocês dois. É por comentários assim que algumas pessoas não fazem cosplay.

Enfim, para fecharmos nossa conversa, deixa fazer uma última pergunta: o que vocês NÃO gostariam de ver em Clear Card? Tem alguma coisa que prejudicaria seu entusiasmo com a série?

diego gonçalvesDiego

Eu NÃO quero ver lenga lenga na relação da Sakura com o Li. Espero que os dois namorem ao invés de enrolar por 24 episódios.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Nem me fale! São pouquíssimos os animes que falam de fato sobre namoros (e não sobre “declarações” ou “primeiros beijos”)

buniiito4Fábio “Mexicano”

O professor Terada.

Ou equivalente.

Mas não sei se “quero” que Shoran e Sakura namorem. Sério, acham mesmo que um passeio meloso no parque ou no shopping seria divertido? Nunca assistiram animes em que os protagonistas são namorados mais ou menos desde o começo?

É muito mais difícil contar uma história interessante assim sem que se torne novela mexicana. O fator sobrenatural talvez ajude em Sakura, mas prefiro não arriscar.

diego gonçalvesDiego

Tsuki ga Kirei. É só o que eu digo.

Fábio “Mexicano”

Tsuki ga Kirei é seriamente overrated

cat ultharGato de Ulthar

Também não quero que o relacionamento entre a Sakura e o Li vire algo meloso, quero algo mais tórrido e direto. Mas bem, eles são pre adolescentes ainda? Qual a idade deles afinal? Bom, que eles vão namorar isso é certo, pode ser que eles briguem, parem de namorar e só reatem no final da série também.

buniiito4Fábio “Mexicano”

Estão no nosso equivalente à sexta-série. Muito novos e inexperientes para algo transmitido pela TV, embora muitos jovens já comecem a experimentar coisas com essa idade. Sakura, porém, é romântico, então eles vão casar virgens depois de se formar na faculdade.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Como o Fábio disse, o chūgakkō é mais ou menos nosso Fundamental 2. Jovem demais para algo tórrido, a não ser que você seja o Inio Asano .

buniiito4Fábio “Mexicano”

Tenho certeza que cobriremos um anime do Inio Asano, caso um dia venha a existir algum.

booker finisgeekis 1Vinicius Marino

Pago para ver – e para hospedar a discussão

E com isso acho melhor pararmos, antes que a conversa apimente demais. LIBERTEM-SE e até a semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *