Assista a “Jugemu”, o conto de Yotaro em “Showa Genroku Rakugo Shinjuu”

sunshine

Aqueles que o acompanham sabem que Showa Genroku Rakugo Shinjuu voltou com tudo na temporada de inverno. Com originalidade para dar e vender, o anime sobre rakugo – uma das artes mais tradicionais do Japão – continua a nos emocionar.

O último episódio nos trouxe uma apresentação de Jugemu, um conto infantil sobre as desventuras de uma criança com um nome longo demais.

Para quem curte a série e tem curiosidade em ver um rakugo interpretado na vida real, tenho uma excelente notícia. Jugemu foi interpretado em inglês por Katsura Sunshine, um rakugoka canadense que mantém a arte viva no século XXI.

A apresentação está disponível no Youtube. Confiram abaixo:

É interessante ver como Sunshine-san (nome artístico de Gregory Robic) é, em muitos aspectos, o Yotaro da vida real. Com uma pegada mais moderna, presença nas novas mídias (e um kimono de folhas de maple) ele consegue fazer a ponte entre o antigo rakugo e o moderno stand-up comedy.

press-conference-3.jpg

Aqueles que assistiram ao episódio vão também perceber que sua versão de Jugemu não é a mesma mostrada no anime. Os tempos mudam, e junto mudam as histórias. O velho conto sobre uma criança doente incorporou referências às escolas contemporâneas.

O sonho de Higuchi Eisuke (e o pesadelo de Yakumo Yurakutei) parece ter se realizado. Para sobreviver, o rakugo precisou evoluir.

Nós, que pegamos a história pelo fim, só temos a comemorar. Em razão do sucesso do anime o rakugo parece estar passando por uma renascença no Japão, e já é possível encontrar teatros com apresentações em inglês, voltadas a turistas.

Nada mal para uma arte que, já na distante era Showa, parecia próxima de acabar.

sunshine-sayonara

One thought on “Assista a “Jugemu”, o conto de Yotaro em “Showa Genroku Rakugo Shinjuu””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *